DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Desempenho médio de CPUs parou de crescer nos últimos anos

O software de benchmark PassMark, baseado em informações de seu próprio banco de dados, revelou nesta semana que o desemenho médio das CPUs estagnou e até caiu um pouco nos dois últimos anos. Isso aconteceu em processadores para desktop, mas a queda foi mais acentuada no segmento mobile.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Características mais importantes nos processadores Intel Dicas para aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen

O gráfico abaixo mostra que a maior evolução recente aconteceu entre 2017 e 2018, quando a linha Ryzen de CPUs da AMD chegou ao mercado e forçou a Intel se reinventar. O crescimento em nível de desempenho seguiu aumentando bastante nos anos seguintes, estagnando em meados de 2023.

Segundo o PassMark, essa queda de performance em CPUs a partir de 2024 é inédita em duas décadas de dados coletados. Na publicação na rede social X, os responsáveis pelos dados se questionam sobre o que teria levado a essa diminuição: “talvez pessoas comprando hardware mais baratos ou máquinas com pouco consumo?”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segmento high-end de CPUs parou de evoluir

Outro gráfico mostra que nenhuma CPU lançada em 2024 ou 2025, até o momento, supera o AMD Ryzen Threadripper PRO 7995WX, processador que chegou em 2023. Isso é um indício de que o segmento high-end, isoladamente, também não evoluiu mais.

So this is unexpected.
Average CPU performance in 2025 is going down.
Maybe first time in history?
Why, we don’t know….
Maybe people buying cheaper hardware or low (electrical) power machines?
Maybe crap bloatware? Maybe Win11 vs Win10?https://t.co/WLhmTtHV81 pic.twitter.com/AkaoJ1zB9j

— PassMark Software (@PassMarkInc) February 10, 2025

Além disso, o PassMark aponta ainda que o número de pessoas com processadores com mais de 8 núcleos também estabilizou entre 2020 e 2021. Isso significa que usuários com CPUs com menos núcleos não têm feito upgrade desse componente.

There was no desktop CPU released in 2024 (or 2025, so far) that was faster than the Threadripper PRO 7995WX, which was released in 2023. Stagnation at the top end as well. pic.twitter.com/OjmLYqmcCX

— PassMark Software (@PassMarkInc) February 12, 2025

O último levantamento da Valve referente à pesquisa de hardware com o Steam mostra que processadores de 6 e 8 núcleos tiveram queda entre os usuários da plataforma em janeiro de 2025. Em contrapartida, processadores com mais núcleos, como 10 a 20 núcleos, registraram aumento, embora muito tímido, nenhum na casa de 1%.

Veja mais do CTUP:

Ryzen 7 9800X3D é o novo rei dos games; entenda motivo PS5 Pro: qual é o processador equivalente em um PC gamer?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box