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Desempenho do PS5 Pro em Forza Horizon 5 impressiona em testes da Digital Foundry

Após anos como exclusivo das plataformas Xbox e PC, Forza Horizon 5 finalmente chegou ao PlayStation 5 e PS5 Pro, por meio de um port realizado pelo estúdio Panic Button. A adaptação mantém o conteúdo completo do jogo original, com cenários que vão do interior do México até pistas flutuantes da expansão Hot Wheels, e agora conta com melhorias específicas no hardware mais recente da Sony.

A versão padrão do PS5 apresenta desempenho praticamente idêntico ao do Xbox Series X, tanto no modo desempenho quanto no modo qualidade. Ambos os consoles rodam o jogo em 4K nativo no modo qualidade (30fps), e alternam entre resoluções nativas dinâmicas no modo desempenho para manter os 60 quadros por segundo.

Apesar de algumas variações pontuais, como o PS5 chegando a 1872p em cenas específicas, enquanto o Series X mantém 2160p, as diferenças não são perceptíveis durante a jogabilidade.

PS5 Pro Forza Horizon 5 Digital Foundry
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Além disso, os elementos gráficos como folhagem, texturas e geometria são equivalentes entre os dois consoles em suas configurações correspondentes.

Desempenho aprimorado no PS5 Pro

É no PS5 Pro que o jogo realmente se destaca em comparação aos demais consoles. A versão otimizada oferece renderização mais densa de vegetação, pop-in reduzido e texturas com mais detalhes, especialmente no modo desempenho.

Esses elementos visuais são equivalentes ao que se vê no modo qualidade do PS5 base, mas operando a 60fps constantes.

PS5 Pro Forza Horizon 5 Digital Foundry
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

A renderização de folhagem em alta resolução se estende por distâncias maiores no Pro, e objetos como arbustos e gramíneas aparecem com mais consistência.

Em cenários como os desertos da região central do mapa, essa densidade resulta em uma apresentação mais fiel e coerente, mesmo durante corridas em alta velocidade.

Além disso, mesmo em testes com cenas mais exigentes mostrados pela Digital Foundry, o PS5 Pro mantém o 4K nativo (2160p) enquanto o PS5 base já havia reduzido sua resolução. Na prática, a diferença é sutil, mas evidencia que o hardware do Pro tem margem de sobra para manter a fidelidade visual.

Reflexos com Ray Tracing e limitações

O modo qualidade do PS5 Pro traz um recurso adicional: reflexos com ray tracing no próprio veículo do jogador. Esse efeito, ausente no PS5 padrão durante o gameplay, aparece sobreposto aos reflexos tradicionais baseados em cubemaps.

A implementação é visível em superfícies cromadas ou espelhos retrovisores do carro controlado, mas não se aplica aos demais veículos nem altera substancialmente a experiência visual.

PS5 Pro Forza Horizon 5 Digital Foundry
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Apesar da adição técnica, o impacto prático do ray tracing no jogo é limitado, já que a maioria dos reflexos permanece baseada em técnicas tradicionais e o ritmo acelerado da jogabilidade reduz a percepção dessas nuances. O recurso também está presente apenas no modo qualidade, que roda a 30fps.

Em resumo, em termos de desempenho e resolução, os consoles se saem assim:

Console Modo Qualidade Modo Desempenho
PS5 4K nativo @30fps 1872p~2160p @60fps
PS5 Pro 4K nativo @30fps + RT 4K nativo @60fps (folhagem aprimorada)
Xbox Series X 4K nativo @30fps 4K dinâmico @60fps

Como sempre, vale à pena conferir o vídeo completo da Digital Foundry e, especialmente para ajudar a identificar essas diferenças sutis entre o PS5 Pro e o base, vale assistir na maior tela que você tem disponível e com o YouTube em 4K.

Fonte: Digital Foundry.

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