EconomyNewsTop Stories

Descoberto “disco ancestral” da Via Láctea, formado há bilhões de anos

Parece que um “fóssil estelar” foi encontrado em nossa galáxia. Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Toronto identificaram o que parece ser o mais antigo disco estelar da Via Láctea, onde estão estrelas formadas há bilhões de anos. Estas estrelas podem ajudar a revelar mais sobre a origem da nossa galáxia.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
Quantas estrelas tem na Via Láctea?  O que tem no centro da Via Láctea?

Antes de entender esta estrutura, é preciso ter em mente primeiro que nossa galáxia nasceu como uma estrutura única e solitária no espaço. Com o tempo, ela se fundiu com outras galáxias e se expandiu, ficando muito maior do que era originalmente.

O problema é que este processo torna mais difícil para os astrônomos estudarem a estrutura original dela. Pensando nisso, os pesquisadores do novo estudo coletaram dados da idade de várias estrelas em diversas partes da Via Láctea. Foi assim que eles identificaram algumas que parecem representar PanGu, o apelido que deram ao disco original da galáxia.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Estrelas da Via Láctea ajudaram os cientistas a entender melhor a estrutura dela (Imagem: Reprodução/NASA)

Ao estudar as estrelas, eles encontram evidências de que a massa combinada delas equivale a quase 3,7 bilhões de vezes a do Sol — o que é estranho, porque as primeiras estrelas começaram a se formar há cerca de 13,4 bilhões de anos. Portanto, elas não poderiam fazer parte de nenhuma galáxia a até 12,5 bilhões de anos, no mínimo.

Em outras palavras, a Via Láctea não teve tempo suficiente para se tornar tão massiva. Por isso, os autores sugerem que nossa galáxia pode ser fabricado estrelas em um ritmo estável, até chegar à massa calculada; já as demais estrelas teriam explodido em supernovas.

Assim, eles concluíram que o disco atual da Via Láctea tem apenas 2,2 bilhões de massas solares, o equivalente a 0,2% da massa atual. A proporção indica o quanto da nossa galáxia é feito do material vindo de outras.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box