Denuvo causa raiva no público porque funciona, afirma representante
Usado como uma forma de proteger jogos recém-lançados da pirataria, nos últimos anos o Denuvo adquiriu má fama por seu suposto impacto no desempenho de jogos comprados de maneira legítima. Isso é algo que a empresa Irdeto nega, afirmando que desagrada ao público porque sua solução realmente funciona.
Em uma entrevista ao site Rock, Paper, Shotgun, o diretor de produto Andreas Ulmann afirmou que o ódio ao software vem de uma “imensa comunidade” de pessoas que não querem pagar por seus games. “Assim, eles têm muito tempo para dedicar a comunidades e compartilhar suas visões e tentar culpar o Denuvo”, afirmou.
Ullmann também afirmou que “é um gamer” e que as alegações de que o software antipirataria prejudica o desempenho de games são falsas. Segundo ele, as famosas questões envolvendo Resident Evil Village, por exemplo, eram responsabilidade de outra camada de proteção que nada tinha a ver com a solução da Irdeto.
Denuvo está tentando mudar sua imagem
O representante do Denuvo também afirmou que, no caso de Tekken 7, os problemas de desempenho do jogo podiam ser ligados a um erro de programação. Segundo ele, “a parte errada do código-fonte foi selecionada para proteção”, o que levava a stutters quando personagens específicos eram escolhidos.
Foto: Divulgação/Irdeto
A entrevista de Ulmann faz parte das iniciativas recentes da Irdeto para tentar mudar a imagem pública de seu produto, que é bastante negativa. Antes de ela acontecer, a companhia chegou a criar um servidor do Discord dedicado a responder dúvidas sobre o software — que foi bloqueado após dois dias graças a uma enxurrada de críticas.
Para o representante do Denuvo, mudar a imagem do produto vai ser difícil, já que muitos o veem como uma forma de garantir que grandes corporações vão lucrar ainda mais. No entanto, a desenvolvedora da solução deve continuar trabalhando em meios de provar que sua má fama não é merecida — tarefa que vai ser bem difícil de realizar.
Fonte: PCGamesN