De Tapas e Beijos a Os Normais: conheça 7 séries com Fernanda Torres no elenco
Embora atualmente Fernanda Torres esteja em alta por seus trabalhos no cinema – mais precisamente pelo filme Ainda Estou Aqui, que concedeu à artista o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama –, a atriz brasileira nascida em 1965 faz trabalhos na TV desde os 14 anos.
Filha dos também atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres, a escritora e roteirista fez sua estreia na Rede Globo na série Aplauso (1979), em que participou do episódio Queridos, Fantásticos Sábados, sob direção de Domingos Oliveira.
Desde então, figurinha recorrente na emissora carioca, Fernanda construiu uma longa carreira nas séries de TV, aparecendo em produções de comédia, drama e até seriados médicos. Uma lista que passa por clássicos como Os Normais, mas também por obras menos conhecidas como Diário de Um Confiado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para conhecer mais do currículo da atriz nesse universo, o Canaltech preparou uma lista de 7 séries que contam com a artista no elenco. Vale a pena conferir e dar play!
7. Tapas e Beijos
Um dos títulos mais lembrados do portfólio da atriz, Tapas e Beijos é uma série de comédia de autoria de Cláudio Paiva, transmitida pela TV Globo entre 2011 e 2015.
Com 169 episódios, a produção é protagonizada por Fernanda Torres e Andréa Beltrão na pele de duas grandes amigas, independentes e solteiras, dividindo um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Bem humoradas e festeiras, Fátima e Sueli trabalham na Djalma Noivas, uma loja especializada em casamentos, e vivem altas aventuras, especialmente no que diz respeito a suas vidas sentimentais, sempre uma eterna confusão.
Dividida em cinco temporadas, Tapas e Beijos está disponível no Globoplay.
6. Os Normais
Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães deram vida ao casal Vani e Rui em os Normais (Imagem: Divulgação/Acervo/TV Globo)
Outro título de sucesso estrelado por Fernanda Torres, que deu origem a inúmeros memes nas redes sociais, Os Normais é um sitcom criado e escrito por Fernanda Young e Alexandre Machado para a TV Globo. Transmitido entre 2001 e 2003, ele teve ao todo 71 episódios e deu origem a dois longa-metragens: Os Normais: O Filme (2003) e Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas (2009).
Co-protagonizado por Luiz Fernando Guimarães, o título gira em torno de Rui e Vani, um casal excêntrico, formado por um carioca tranquilo, botafoguense e que trabalha no departamento de marketing de uma empresa, e uma vendedora de loja neurótica. Noivos, eles dividem com o público o cotidiano em seu apartamento, além de suas paranoias, medos, alegrias e frustrações, muitas vezes quebrando a quarta parede.
As três temporadas de Os Normais podem ser vistas no Globoplay.
5. Sob Pressão
Produção feita pela TV Globo e pelo Globoplay em parceria com a Conspiração Filmes, Sob Pressão é um drama médico transmitido entre 2017 e 2022.
Atriz fez uma participação especial na série médica Sob Pressão (Imagem: Divulgação/Mauricio Fidalgo/TV Globo)
Protagonizado por Marjorie Estiano, como a cirurgiã vascular Dra. Carolina, e Júlio Andrade, como o cirurgião-chefe Dr. Evandro, o show é ambientado no Rio de Janeiro e se passa no fictício hospital público Luis Carlos Macedo, onde a equipe médica local se vê cercada por desafios entre um paciente e outro.
Sucesso ao longo de suas cinco temporadas, o seriado contou com a participação de Fernanda Torres em 2018, quando a artista deu vida a Dra. Renata Gomes, gestora do setor privado que assume como a nova diretora do hospital. Bastante marcante, a personagem tinha como um de seus traçoes de personalidade ser movida pela ambição, o que a leva a envolver-se em um esquema de corrupção ao longo da trama.
Todas as temporadas de Sob Pressão podem ser conferidas no Globoplay.
4. Amor e Sorte
Um dos últimos projetos de Torres na TV, feito durante a pandemia do COVID-19, Amor e Sorte é uma série da Rede Globo criada por Jorge Furtado em 2020. Baseada na série de TV, Diário de Um Confinado – produção na qual a atriz também atuou – a série retrata histórias antológicas ambientadas durante o período da quarentena.
O primeiro episódio, Lúcia e Gilda, estrelado por Fernanda e sua mãe, Fernanda Montenegro, segue os passos de uma mãe e filha que decidem ficar confinadas juntas na serra. Enquanto atravessam o complicado momento de isolamento social, elas aproveitam para se entender e lidar com questões mal resolvidas do passado.
Os quatro episódios de Amor e Sorte podem ser assistidos no Globoplay.
3. Filhos da Pátria
Lançada originalmente no Globoplay, mas também transmitida na TV aberta, Filhos da Pátria é uma série de época, ambientada no Rio de Janeiro, no ano de 1822, logo após a Proclamação da República. Criada por Alexandre Machado e Bruno Mazzeo, a produção teve duas temporadas, ambas transmitidas em 2017.
Protagonizada por Fernanda Torres, Alexandre Nero, Johnny Massaro e outros nomes de peso, a série acompanha uma típica família de classe média da época, mostrando os altos e baixos vividos pelo casal Geraldo e Maria Teresa Bulhosa, e seus filhos Geraldinho e Catarina.
Os 22 episódios de Filhos da Pátria estão disponíveis no Globoplay.
2. Diário de um Confinado
Mais uma série do Globoplay, posteriormente exibida na TV Globo, além do Multishow e GNT, Diário de Um Confinado é uma produção co-criada e estrelada por Bruno Mazzeo no papel de Murilo, um solteirão que tenta não enlouquecer em meio ao isolamento da pandemia do COVID-19.
Também com duas temporadas, ambas transmitidas em 2020, a série traz em cada episódio uma crônica do isolamento social do personagem, trancafiado em seu apartamento onde tem de lidar com compromissos pessoais e profissionais.
Na trama, Fernanda Torres dá vida a Drª. Leonor, terapeuta de Murilo, que atende o personagem por meio de chamadas de vídeo.
Os 19 episódios de Diário de Um Confinado fazem parte do catálogo do Globoplay.
1. A Comédia da Vida Privada
Fernanda Torres participou de cinco episódios de A Comédia da Vida Privada (Imagem: Divulgação/Jorge Baumann/Nelson Di Rago/TV Globo)
Título mais antigo dessa lista, A Comédia da Vida Privada é uma série de comédia criada por Jorge Furtado e Guel Arraes, exibida pela TV Globo entre 1995 e 1997. Dividida em três temporadas, a produção antológica é baseada em uma série de crônicas de Luis Fernando Veríssimo, reunidas no livro de mesmo nome.
Com 21 episódios, a trama se debruça sobre histórias do cotidiano de pessoas da classe média brasileira e é estrelada por nomes como Marcos Nanini, Pedro Cardoso e Marieta Severo.
Fernanda Torres, que na época já era um nome de peso no cinema, esteve em cinco episódios da produção.
Atualmente, A Comédia da Vida Privada não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Leia também:
Ainda Estou Aqui reforça disputa ao Oscar com destaque no NY Times Amor e Sorte | Elenco conta desafios e surpresas de fazer uma série remotamente 6 filmes com Fernanda Torres, protagonista de Ainda Estou Aqui
Leia a matéria no Canaltech.