DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

De 25% a 100%: Donald Trump quer impor taxa sobre chips fabricados em Taiwan

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para impor tarifas massivas em chips fabricados em Taiwan. Nas palavras do presidente americano, as empresas precisam de um incentivo para transferir a produção de chips para os EUA e “E o incentivo será que eles [não querem] pagar uma taxa de 25%, 50% ou até 100%.

Por um lado, isso poderia reduzir a dependência das empresas americanas em relação a Taiwan em geral e à TSMC em particular. Por outro lado, a construção de uma fábrica de semicondutores leva de três a quatro anos. Ou seja, o efeito da mudança de produção para os EUA devido às tarifas pode não ser sentido por algum tempo.

A fala de Trump foi durante à conferência dos republicanos na Câmara, onde ele anunciou que “em um futuro muito próximo, vamos impor tarifas sobre a produção estrangeira de chips de computador, semicondutores e produtos farmacêuticos para trazer a produção desses bens essenciais de volta aos Estados Unidos”

Notícias Relacionadas:

DeepCool anuncia o CH690 Digital, gabinete ATX com display na lateral

Ryzen 200 será exclusivo para o socket FP8 e rumores mencionam mais uma SKU

RTX 5070 Ti chega mesmo no dia 20 de fevereiro, com reviews publicadas no dia anterior

Críticas

Créditos: TSMC.

Trump também criticou as principais empresas de tecnologia dos EUA, como Apple, AMD, Broadcom, Nvidia e Qualcomm, por fabricarem seus processadores na TSMC em Taiwan. Ele enfatizou que as tarifas propostas deixariam as empresas sem escolha a não ser investir em instalações de produção doméstica para evitar altos impostos.

Ele também argumentou que subsídios governamentais como o CHIPS Act são desnecessários e contraproducentes e que as empresas devem usar seus próprios recursos para construir fábricas em vez de depender de financiamento público.

No entanto, fábricas levam anos para serem construídas, e uma fábrica de ponta custa dezenas de bilhões de dólares. Mesmo que a TSMC começasse a construir uma fábrica capaz de produzir chips sub-2nm nos EUA hoje, ela só estaria operacional em 2028-2029.

Supondo que a administração de Trump imponha tarifas sobre ASICs, CPUs, GPUs e outros tipos de chips fabricados em Taiwan nas próximas semanas, isso tornaria PCs, servidores e smartphones mais caros para empresas e indivíduos.

Novo Mandato de Trump

Créditos: Wikimedia Commons.

A taxação de chips fabricados em Taiwan não seria a única medida de Trump nesse sentido. O novo presidente americano também já se pronunciou sobre taxar produtos chineses em 10% nos EUA na disputa comercial com o país asiático.

No ano passado, companhias como Microsoft, Dell e HP buscaram aumentar os estoques de componentes antes que Trump aumentasse as taxas de importação. Inclusive, a NVIDIA e AMD estariam acelerando estoque de novas GPUs para evitar tarifas do novo presidente americano.

A China não ficou parada e também decidiu tomar medidas para se proteger das eventuais ações de Trump. Desde novembro, o país já se movimenta buscando alternativas em preparação às mudanças das quais Trump já falou durante a campanha.

Fonte: C-Span.

Facebook Comments Box