Dá para filmar a queima de fogos da virada com drone? Conheça as regras
O fim de ano chegou, e um dos momentos mais marcantes da virada de ano é a queima de fogos. Filmar esse momento é importante para muita gente, e algumas pessoas podem apelar ao uso de drones a fim de registrar os fogos da virada de maneira de uma perspectiva diferenciada.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como filmar os fogos do Ano Novo com o celular 3 dicas para tirar fotos de fogos de artifício
Mas é importante saber que existem regras para o uso deste tipo de aparelho, especialmente para filmar ambientes públicos. Neste texto, explicamos todos os passos que você precisa seguir, e também trazemos algumas dicas de como fazer a melhor gravação possível.
Regulamentação do uso de drone e regras locais
O primeiro ponto a se destacar é que um drone não é um brinquedo e seu uso no Brasil é regulamentado por três órgãos: ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Então, para usá-lo de forma livre, é preciso registrar qualquer drone com peso superior a 250 gramas. Além disso, se for gravar o Réveillon, você deve obter autorização do DECEA para sobrevoar em áreas públicas, especialmente durante grandes eventos. As solicitações de registro podem ser feitas pelo site da DECEA e no gov.br.
Fique atento às regras e leis sobre o uso de drones em locais públicos (Imagem: Twenty20 Photos/Envato/CC)
Também é preciso seguir algumas regras, como não sobrevoar aglomerações de pessoas, nem ultrapassar um limite de 120 metros de altura. Para estas finalidades, você precisa de autorizações específicas junto à prefeitura e órgãos regulamentadores.
Para eventos públicos — como em parques ou praias —, você também precisará de uma licença da prefeitura ou dos organizadores para sobrevoar e gravar a queima de fogos.
Condições meteorológicas podem dificultar a gravação com drones
As condições meteorológicas podem atrapalhar bastante a gravação da queima de fogos com drones e isso vai muito além da chuva. Isso porque o vento também pode dificultar a ação deles, especialmente modelos mais leves.
Isso pode ser ainda mais problemático na praia, pois o vento pode ficar ainda mais forte à noite perto do mar. Assim, modelos pequenos ou muito leves podem sofrer para filmar os fogos.
Planejamento e segurança do voo
Durante todo o voo e a filmagem, você precisará estar muito atento. Assim, escolha um ponto estratégico, afastado de pessoas, para a decolagem. Também se assegure de que o drone seja equipado com luzes que facilitem sua visualização no espaço aéreo por outros operadores.
Preferencialmente, mantenha a distância dos fogos de artifício. Primeiramente por motivos de segurança: voar muito perto deles pode causar quedas ou acidentes em solo. Segundo, porque a fumaça pode interferir na visibilidade da câmera e nos sensores de movimento do drone.
Dicas para fazer a melhor gravação
A fim de fazer o melhor vídeo possível da queima de fogos na virada de ano, também é importante seguir alguns passos antes e durante a gravação. Primeiro — e se possível — escolha um drone equipado com câmera 4K ou use a resolução máxima do seu equipamento para pegar mais detalhes dos fogos. Se disponível, ative o modo de gravação noturna.
Drones podem fazer ótimas gravações da queima de fogos na virada de ano (Imagem: Divulgação/CyberNews)
Teste as configurações da câmera com antecedência. Verifique o ISO, exposição e outros ajustes profissionais antes dos fogos, para não ter surpresas negativas quando o vídeo ficar pronto. Ajuste a exposição para evitar que os fogos apareçam como clarões na imagem.
Se possível, use drones com transmissão ao vivo. Assim, você poderá ajustar sua posição em tempo real e escolher o melhor ângulo e posição para fazer a gravação. Escolha um ponto favorável para mostrar o melhor do espetáculo.
Se estiver na praia, prefira sobrevoar perto do mar e fazer com que o drone “olhe” em direção ao mar. Assim, você terá um ótimo contraste entre os fogos e o horizonte. Se estiver na cidade, tente mostrar os fogos sem deixar de lado a multidão que acompanha o evento.
Faça movimentos suaves e mais lentos, para garantir mais estabilidade durante a gravação. Assim, você poderá captar mais detalhes dos fogos e o vídeo ficará com um tom mais profissional.
Caso tenha, leve baterias extras. O uso do modo 4K e da gravação noturna consomem mais carga do que o normal, e você não quer que seu drone fique sem energia durante o show de fogos e iluminação.
Por fim, não esqueça de compartilhar suas gravações nas redes sociais e mostrar para todos o seu trabalho.
ASSISTA: POR QUE os DRONES não são SILENCIOSOS? Como as Hélices Toroidais do MIT mudam esse BARULHO?
Leia a matéria no Canaltech.