EconomyFeaturedNewsTop Stories

Cybertruck: 5 polêmicas que marcaram o 2024 da picape da Tesla

A Cybertruck, picape futurista da Tesla, é, sem sombra de dúvidas, um dos carros mais controversos já lançados no mercado. Desde que começou a ser entregue aos clientes, no início de 2024, a caminhonete vem colecionando polêmicas.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 5 carros tão feios quanto a Cybertruck Alugar uma Cybertruck é mais barato do que você imagina

Desde promessas não cumpridas pelos engenheiros do time de Elon Musk, passando por reclamações sobre ferrugem ao pegar chuva, e chegando até a um modelo que teria sido doado a um general para a guerra entre Rússia e Ucrânia, histórias com a Cybertruck como protagonista não faltaram entre janeiro e dezembro.

Se você não conseguiu acompanhar tudo o que aconteceu com a picape da Tesla em 2024, mas tem curiosidade para saber em quais confusões a Cybertruck se meteu durante o ano, prepare-se e delicie-se com as 5 maiores polêmicas que marcaram o ano da caminhonete elétrica.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Não pode lavar?

Uma das maiores polêmicas que a Tesla Cybertruck se envolveu em 2024 é, talvez, a mais bizarra delas, já que a picape elétrica foi alardeada por Elon Musk como “a mais resistente do mundo”.

Cybertruck engineer addresses claims the Tesla EVs rust in the rain https://t.co/5bCYrBi5Sn pic.twitter.com/0lR8P8CIp4

— Autoblog (@therealautoblog) February 20, 2024

De acordo com diversos usuários, porém, a Cybertruck teria apresentado problemas com ferrugem na carroceria já em fevereiro, cerca de 2 meses após o início das entregas. O motivo, acreditem, foi pura e simplesmente o fato de ter sido deixada alguns dias exposta às chuvas.

4. Não pode vender?

Quem é ligado no segmento automotivo conhece o velho jargão que diz que certos carros são tão difíceis de vender que o dono “comprou para casar”. No caso da Cybertruck, a polêmica é similar, mas por conta da Tesla, e não do desejo do proprietário.

Cláusula no contrato original impedia dono de revender a Cybertruck sem antes informar para a Tesla (Imagem: Divulgação/Tesla)

Em junho deste ano, a montadora de Elon Musk admitiu que havia uma cláusula no contrato de venda da Cybertruck que impedia o proprietário de revendê-la sem antes consultar a marca. A fabricante só se posicionou após ter sido denunciada pelo site Ars Technica, em novembro do ano anterior. E agora: pode ou não vender a Cybertruck. Confira mais sobre a cláusula absurda do contrato.

3. Rolê na comunidade

A Cybertruck deve fechar 2024 com cerca de 30 unidades rodando no Brasil, mas, por conta do preço estratosférico da picape, a chegada da primeira unidade dela ao país também acabou gerando polêmica.

Na ocasião, o “auê” foi grande por conta de um vídeo que o funkeiro Danielzinho Grau publicou em suas redes para celebrar a chegada do carrão. O cantor resolveu ostentar sua Cybertruck em um rolê pelas ruas de uma comunidade na região de Cotia, na Grande São Paulo.

2. Indestrutível?

A fama de indestrutível da Tesla Cybertruck foi colocada à prova no México, país em que ocorreram dois acidentes com graves proporções envolvendo a picape elétrica em menos de 48 horas.

No primeiro deles, uma jovem arrebentou o portão de uma residência e destruiu parte da dianteira da Cybertruck, enquanto no segundo uma mulher de 18 anos chegou a ser atirada para fora do carro, mas sobreviveu. De qualquer forma, a picape mostrou que, na vida real, não é tão indestrutível assim…

1.Tanque de guerra

A maior polêmica envolvendo a Cybertruck em 2024 aconteceu no finzinho de agosto. Na ocasião, Ramzan Kadyrov, líder dos grupos paramilitares da Chechênia, postou um vídeo no qual aparece em uma Cybertruck com uma metralhadora acoplada ao teto que, segundo ele, teria sido enviada para ajudar a Rússia na guerra contra a Ucrânia por ninguém menos que Elon Musk.

 

O CEO da Tesla negou que tenha enviado o “presente”, chamou o paramilitar de “retardado” e, poucos dias depois, levou Kadyrov à loucura ao bloquear, remotamente, a Cybertruck, inutilizando a arma de guerra e impedindo maiores estragos.

E aí: o que achou das 5 maiores polêmicas em que a Tesla Cybertruck se envolveu em 2024? Lembra de mais alguma? Comente conosco em nossas redes sociais e, claro, não deixe de conferir outros materiais interessantes sobre uma das montadoras de carros mais valiosas do mundo.

Leia também:

Tesla Cybertruck passa por 5º recall em menos de 1 ano Cyberfusca dá um visual futurista ao clássico veículo Por que há centenas de Tesla Cybertruck abandonadas em um terreno nos EUA?

VÍDEO: Cybertruck de madeira e funcional? Confira essa história

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box