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Cyberpunk 2077 terá DLSS em sua versão final para o Nintendo Switch 2

A CD Projekt RED confirmou oficialmente que Cyberpunk 2077: Ultimate Edition será lançado no Nintendo Switch 2 com suporte à tecnologia DLSS, mas sem Ray Tracing. A informação foi revelada ao site brasileiro Combo Infinito, que publicou com exclusividade o posicionamento da desenvolvedora polonesa sobre os recursos gráficos que estarão presentes na versão do RPG para o novo console da Nintendo.

Segundo a declaração enviada pela equipe da CD Projekt RED, a ausência de ray tracing foi uma decisão técnica, com o objetivo de equilibrar qualidade visual, desempenho e consumo de energia no modo portátil.

“Trabalhamos para criar a melhor versão possível de Cyberpunk 2077: Ultimate Edition no Nintendo Switch 2. Embora o console ofereça suporte ao ray tracing, acreditamos que o desempenho atual representa o melhor equilíbrio entre gráficos, fluidez e consumo de energia”, afirmou a CD Projekt RED ao Combo Infinito.

Embora o Switch 2 ofereça suporte à tecnologia — conforme já confirmado anteriormente pela própria NVIDIA, responsável pelo SoC do aparelho — a desenvolvedora optou por não ativar esse recurso no lançamento do jogo.

DLSS será o diferencial técnico da versão no console

A presença do DLSS será o principal recurso técnico implementado na edição para o Switch 2. A tecnologia utiliza inteligência artificial e os Tensor Cores da GPU para gerar imagens em alta resolução a partir de renderizações em resoluções menores, o que permite ganhos significativos de desempenho gráfico, principalmente em jogos exigentes como Cyberpunk 2077.

Nintendo Switch 2 rodando Cyberpunk 2077 sem DLSS ainda (Imagem: Nintendo World/Reprodução)

Mesmo com a demonstração pública do jogo durante a Nintendo Switch 2 Experience, evento de hands-on promovido pela empresa japonesa, o DLSS ainda não havia sido ativado nas builds testadas por criadores de conteúdo e jornalistas.

Essa ausência gerou dúvidas entre os participantes, que especulavam se a tecnologia estaria realmente presente na versão final.

Com a confirmação oficial da CD Projekt RED, essa incerteza foi esclarecida. O DLSS será implementado na versão definitiva de Cyberpunk 2077: Ultimate Edition, prevista para 5 de junho, data de lançamento do próprio Switch 2.

Cyberpunk e a relação com a NVIDIA

O fato deCyberpunk 2077 ser o primeiro título a confirmar o uso do DLSS no novo hardware da Nintendo não surpreende. A CD Projekt RED mantém uma relação de longa data com a NVIDIA, sendo uma das principais desenvolvedoras a adotar e demonstrar as tecnologias gráficas da empresa em seus projetos.

O próprio Cyberpunk 2077 foi usado em múltiplas campanhas da NVIDIA para apresentar inovações como DLSS 2.0, DLSS 3 e as primeiras implementações de Ray Tracing em jogos AAA.

Potencial para mais jogos com DLSS no Switch 2

Apesar do anúncio, Cyberpunk 2077: Ultimate Edition é, até o momento, o único título confirmado com DLSS ativo no Switch 2. Desde que a NVIDIA confirmou a compatibilidade do console com recursos como DLSS, Ray Tracing, VRR e até G-Sync, a expectativa era de que o novo hardware aproveitasse essas tecnologias com mais frequência.

Nintendo Switch 2 rodando Cyberpunk 2077 sem DLSS ainda (Imagem: Matthew Moniz/Reprodução)

Cyberpunk 2077: Ultimate Edition será lançado simultaneamente com o Nintendo Switch 2 no dia 5 de junho de 2025. Essa versão incluirá todas as atualizações anteriores, além da expansão Phantom Liberty, e trará suporte ao DLSS nativamente no console.

Fonte: Combo Infinito.

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