Crytek demite 15% dos funcionários e paralisa desenvolvimento de Crysis 4
A Crytek se juntou nesta quarta-feira (12) a uma longa lista de estúdios que tiveram que demitir equipes e paralisar projetos. Segundo a companhia, aproximadamente 15% de seus 400 funcionários tiveram suas posições eliminadas, e o desenvolvimento de Crysis 4 acabou sendo colocado “em espera”.
Na prática, aproximadamente 60 funcionários da empresa devem perder seus empregos. Em um comunicado ao público, a desenvolvedora afirmou que a decisão “é inevitável para seguir em frente” e afetou tanto seus times de criação de novos games quanto suas equipes de serviços compartilhados.
“Como muitos de nossos pares, não somos imunes às dinâmicas complexas e desfavoráveis do mercado que atingiram a indústria nesses últimos anos”, afirmou a Crytek nas mídias sociais. “Essa não foi uma decisão fácil de fazer, já que apreciamos profundamente o trabalho duro de nossos times talentosos”.
Crytek vai se focar em Hunt: Showdown 1896
Em seu comunicado, a companhia afirmou que vai continuar focando seus esforços em Hunt: Showdown 1896 que, segundo ela, continua crescendo. Ao mesmo tempo, ela afirma que não pode continuar operando como antes e permanecer sustentável, motivo pelo qual tomou a decisão anunciada esta semana.
Foto: Divulgação/Crytek
A Crytek também observou que, antes de optar pelas demissões, tomou diversas medidas para tentar reduzir seus custos operacionais. Para completar, ela divulgou que vai oferecer pacotes de rescisão para todos os funcionários que foram afetados, que também vão contar com ajuda para se reposicionar profissionalmente.
O estúdio anunciou que estava desenvolvendo Crysis 4 em 2021, mas admitiu em 2023 que o processo de criação da sequência era lento e ela iria demorar muito tempo para chegar. Dada as notícias recentes, é possível que o game seja até mesmo abandonado, já que não se sabe o quanto do material produzido até o momento poderá ser reaproveitado no futuro.
Fonte: Eurogamer