DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Criadora do Pokémon GO, Niantic é vendida para empresa da Arábia Saudita por US$ 3,5 bilhões

A Niantic, criadora de Pokémon GO, anunciou a venda de sua divisão de jogos para a Scopely por US$ 3,5 bilhões. O acordo inclui os games Pokémon GO, Monster Hunter Now e Pikmin Bloom, e está sujeito à aprovação regulatória.

A Niantic tentou replicar o sucesso de Pokémon GO em outros jogos de realidade aumentada, mas não obteve o mesmo impacto. A aquisição pela Scopely, que pertence ao fundo de investimentos da Arábia Saudita, marca um novo capítulo para a empresa.

Os jogos da Niantic sempre foram uma ponte para conectar pessoas e inspirar exploração, e estou confiante de que continuarão fazendo ambos como parte da Scopely“, declarou John Hanke, CEO da Niantic.

Hanke acrescentou: “Acredito firmemente que esta parceria é ótima para nossos jogadores e é a melhor maneira de garantir que nossos jogos tenham o suporte e investimento de longo prazo necessários para serem ‘jogos eternos’.

Leia mais:

O que a aquisição inclui

A Scopely declarou que a compra inclui toda a equipe de desenvolvimento da Niantic e jogos de grande alcance. No entanto, os títulos Peridot e Ingress AR permanecerão sob a propriedade da Niantic Spatial.

Com mais de 500 milhões de jogadores no primeiro ano, Pokémon GO sofreu um declínio em 2020 devido aos lockdowns da pandemia. Desde então, a Niantic enfrentou cortes de projetos e demissões, eliminando pelo menos 310 empregos entre 2022 e 2023.

Foto: David Grandmougin/Unsplash

A expansão da Arábia Saudita no mercado de games

A Arábia Saudita tem investido massivamente no setor de games. Seu fundo de investimentos já adquiriu participações na Nintendo, Activision Blizzard e EA, além de criar a Savvy Games Group, que comprou a Scopely em 2023 por US$ 4,9 bilhões.

Impacto da compra no futuro da franquia

A vendida da Niantic pela Scopely pode ser o “megadeal” previsto para 2025 pelo diretor de receitas da Scopely, Tim O’Brien. Em 2024, ele mencionou que a empresa estava negociando com uma franquia global bilionária.

Free Fire: como conseguir a Barbinha de Velho?

Embora a Niantic não revele seus ganhos publicamente, a Scopely informou que sua divisão de jogos gerou US$ 1 bilhão em receita no último ano. Somente Pokémon GO arrecadou US$ 7,9 bilhões desde seu lançamento em 2016.

A conclusão do acordo ainda depende de aprovação regulatória e demais condições de fechamento, mas a transação promete mudar o panorama dos jogos de realidade aumentada.

Fonte: Pokémon GO

Facebook Comments Box