Criador de The Last of Us dá razão para Joel
O criador de The Last of Us, Neil Druckmann, afirmou que concorda com a decisão tomada por Joel no final do primeiro jogo da franquia. Durante entrevista concedida ao IGN, Druckmann declarou que, no lugar do personagem, teria feito o mesmo para salvar alguém que considerasse como filha. Essa é uma discussão que permanece desde o lançamento do título em 2013 e ganhou forças com o lançamento da série na HBO.
Atenção! Spoiler sobre o fim do primeiro The Last of Us abaixo!
No desfecho de The Last of Us, Joel elimina membros dos Vagalumes ao descobrir que a operação necessária para desenvolver a cura do fungo Cordyceps resultaria na morte de Ellie. Ao longo da jornada, Joel desenvolve um vínculo paternal com a garota, e a possibilidade de perdê-la o leva a escolher protegê-la, mesmo que isso custe a chance de salvar a humanidade.

Segundo Druckmann, o dilema se torna mais complexo quando a vida em risco deixa de ser abstrata e passa a ter laços afetivos. Assim, o comentário antecipa as discussões que devem se intensificar com a estreia da segunda temporada da série The Last of Us, prevista para o próximo mês.
“Se fosse uma pessoa aleatória, a resposta pareceria óbvia. Mas, se for sua filha, tudo muda”, explicou o criador da franquia.
Criadores de The Last of Us comentam situação
Craig Mazin, co-criador da série da HBO, também comentou a situação. Ele reconheceu que provavelmente agiria como Joel, embora deseje acreditar que faria outra escolha. Para Mazin, a força da narrativa reside justamente nesse conflito entre o certo e o errado, sem oferecer respostas fáceis ao jogador ou espectador.

Além disso, o elenco da série também compartilhou as percepções. Bella Ramsey, que interpreta Ellie, afirmou que Joel salvou o mundo, ainda que fosse apenas o mundo dele. Já Young Mazino, intérprete de Jesse, refletiu sobre como as decisões dos personagens geram um ciclo contínuo de perdas.
Com sete episódios confirmados, a segunda temporada não cobrirá toda a trama de The Last of Us Part II, deixando espaço para futuras continuações. Dessa forma, Neil Druckmann demonstrou curiosidade quanto à reação do público diante dos próximos acontecimentos.
Fonte: Eurogamer