FeaturedGames

Criador de Smash Bros encerra canal no YouTube com homenagem a Satoru Iwata

Iniciado em 2022 pelo designer Masahiro Sakurai, principal nome ligado à criação de Super Smash Bros., seu canal no YouTube chegou ao fim nesta sexta-feira (11). Conforme prometido pelo desenvolvedor, o espaço recebeu um último vídeo que revelou uma grande surpresa: em vez de explicar como um game funciona, ele é uma grande homenagem a Satoru Iwata.

Nascido em dezembro de 1959 em Hokkaido, no Japão, Iwata foi um dos desenvolvedores mais importantes do HAL Laboratory, trabalhando em games como Joust, EarthBound e na série Kirby. No entanto, ele é mais conhecido por ter virado o CEO da Nintendo em 2002, cargo no qual permaneceu até 2015, quando morreu como consequência de um câncer.

No vídeo de encerramento de seu canal, o criador de Super Smash Bros. lembra alguns dos ensinamentos que recebeu de Iwata quando eles trabalharam juntos no HAL Laboratory. Segundo Sakurai, ele decidiu usar essa como a temática do vídeo porque “não seria certo terminar o canal sem tocar nesse tópico”.

Criador de Smash Bros foi contratado por Iwata

Logo no começo do novo vídeo, Sakurai lembra que seu primeiro contato com Iwata aconteceu quando ele foi entrevistado para entrar no HAL Laboratory. Ele lembra que ficou impressionado tanto pela capacidade do desenvolvedor de fazer anotações rápidas (digitando com força em seu teclado) quanto pelo sorriso que sempre tinha estampado no rosto.

Ele não era forçado, mas uma verdadeira expressão de alegria. Eu me lembro de isso parecer um pouco estranho”, explicou o criador de Super Smash Bros. Ele também explica que, embora seu chefe trabalhasse em um cargo de gerência, ele sempre estava disposto a ajudar suas equipes — a quem dava a confiança necessária para que elas tomassem sozinhas suas decisões.

Foto: Divulgação/Nintendo

Sakurai também explicou que, apesar dessa distância, Iwata foi essencial na criação de Super Smash Bros., tendo trabalhado nos códigos de seu primeiro protótipo para o Nintendo 64. Além disso, foi ele que decidiu adicionar a palavra “Bros.” ao nome da franquia, deixando claro que seus personagens não estavam só lutando, mas na verdade eram amigos resolvendo algumas desavenças.

De todas as pessoas que eu conheci pessoalmente, eu diria que o Sr. Iwata era a mais esperta. ‘Esperto’ pode significar muitas coisas, mas eu senti que ele usava a lógica em vez do instinto para descobrir a melhor maneira de prosseguir”, afirma o desenvolvedor. “Ele era mais do que simplesmente um programador — ele era um aprendiz e alguém que pensava frequentemente sobre tópicos psicológicos, como por que as pessoas pensam do jeito que pensam”.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box