Criador de Nier acha que IA vai acabar com desenvolvedores em 50 anos
Uma das figuras mais curiosas da indústria de games, Yoko Taro afirma acreditar que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de substituir totalmente criadores de games. Ajudando na promoção do game The Hundred Line, o diretor criativo da série Nier explicou que sua profissão um dia vai se tornar algo desnecessário.
“Eu também penso que a IA vai deixar todos os criadores de games desempregados”, afirmou ele à revista japonesa Famitsu. “Em 50 anos, os criadores de jogos podem ser tratados como bardos”, continuou. Ele também explicou que acredita que a IA vai ser capaz de produzir experiências geradas a partir da preferência pessoal de cada pessoa.

“A IA vai determinar as preferências de usuários e gerará habilmente ramificações de rotas que eles gostariam de ler, e os recursos de recomendação continuarão a melhorar”, explicou o criador de Nier. No entanto, levando em consideração experimentos como aqueles feitos pela Microsoft com Quake 2, o profissional pode estar sendo excessivamente otimista em suas previsões.
Diretor de Nier está animado com as IAs
Durante a entrevista, Yoko Taro também explicou que acredita que vai chegar em um ponto no qual a IA vai deixar de simplesmente imitar o estilo artístico de criadores famosos. Nesse sentido, ele parece ignorar o fato de que a tecnologia generativa — a mais popular no momento — só trabalha derivando padrões sobre conteúdos pré-existentes que são “alimentados” para ela.

Conhecido principalmente pelo sucesso de Nier: Automata, Taro não trabalhou na criação de The Hundred Line – Last Defense Academy -, mas tem ajudado a divulgar o game. Ele é um trabalho de Kazutaka Kodaka e Kotaro Uchikoshi, dupla que fez fama ao produzir os títulos da série Danganronpa.
Enquanto isso, o desenvolvedor continua fazendo mistério sobre qual será seu novo grande projeto, que já está passando pelas etapas iniciais de criação. Relatos indicam que ele pode acabar voltando à série que o consagrou, agora que concluiu suas colaborações com a trilogia Voice of Cards da Square Enix.
Fonte: VGC