Criador de Balatro tinha expectativas muito baixas sobre o game
Um dos maiores sucessos independentes de 2024, Balatro é um jogo de cartas que usa as regras do poker para criar situações bastante inusitadas. Segundo seu criador, Johnathan Balatro, o título começou somente como um experimento do qual ele acreditava que somente alguns poucos amigos iriam gostar.
A situação real acabou sendo bastante diferente: menos de um mês após ser lançado no dia 20 de fevereiro, o game já havia vendido 1 milhão de unidades. “Eu estava esperando que quatro amigos e meus pais comprassem o game, e isso seria incrível, então não, o ano passado inteiro foi uma série de eventos loucos”, afirmou ele no X.
O desenvolvedor também explicou que chegou a cogitar usar o nome Fool’s Gambit em seu projeto, mas reconheceu que essa não era uma boa opção. Em compensação, ele afirmou que essa opção trazia como vantagem poder montar diversas palavras diferentes ao arrastar as cartas presentes na tela inicial.
Balatro surgiu como projeto experimental
Uma das provas de que o sucesso de Balatro foi inesperado é evidenciada pela maneira como o desenvolvedor organiza os arquivos de produção. No X, ele explicou que o game ainda está dentro de uma pasta chamada “CardGame”, que ele criou dentro de um diretório conhecido como “Learning”.
O sucesso do jogo de cartas rendeu tanto elogios a seu criador quanto algumas oportunidades de parcerias um tanto inusitadas. No dia 25 de outubro, o game recebeu um grande update que trouxe itens temáticos de Cyberpunk, Stardew Valley, The Witcher, Among Us e Vampire Survivor, entre outros.
A boa recepção de Balatro também permitiu que o jogo chegasse a mais plataformas além dos consoles de mesa e PCs. Em setembro deste ano, ele ganhou uma versão para Android e para iOS, chegando inclusive a ser adicionado ao catálogo de jogos premium disponíveis no catálogo da Apple Arcade.
Fonte: Games Radar