DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

CPU AMD EPYC 9005 aberto mostra diferença dos dies Zen 5c e Zen 5

A atual geração de processadores para servidores da AMD, a série EPYC 9005, conta com mudanças significativas na organização dos dies baseados em Zen 5 e Zen 5c. Fotos de uma das CPUs aberta mostram o formato retangular dos CCDs de 16 núcleos, diferente do formato quase quadrado dos CCDs de 8 núcleos.

Publicado no fórum chinês Bilibili, o registro mostra um lado a lado dos diferentes dies, deixando bem evidente a mudança na abordagem da AMD com as CPUs EPYC 9005. Essa série é equipada com núcleos Zen 5 e Zen 5c; assim, oferece as CPUs com a maior contagem de núcleos entre os SKUs de arquitetura x86.

Esse design não chega a ser novidade, já que a AMD havia divulgado renderizações de como é o interior dos atuais processadores para servidores. Porém, essa é a primeira vez que alguém teve coragem de abrir um deles e mostrar como é o die real.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Diferenciais da arquitetura Zen 5c

O design com Zen 5c tem um diferencial: a memória cache L3 compartilhada entre todos os núcleos. Cada die CCD com 16 núcleos conta com 32 MB. Dessa forma, a comunicação entre os núcleos e a memória cache acontece de forma mais rápida e eficiente.

Dies de núcleos Zen 5 e Zen 5c lado a lado (Foto: Bilibili)

Esse design exige mais espaço dentro da CPU, já que é mais longo, medindo 5,7 mm por 14,83 mm, diferente dos 7,4 mm por 11,26 mm do die de núcleos com Zen 5 padrão. Existe também uma diferença na arquitetura: o Zen 5c é feito em 3 nm e o Zen 5 em 4 nm, ambos da TSMC.

A arquitetura Zen 5c é parecida com os núcleos Skymont de eficiência das gerações recentes de CPUs Intel Core. Mas, no caso da tecnologia da AMD, a arquitetura é a mesma da versão padrão, diferente da rival que tem arquiteturas diferentes para núcleos de desempenho e eficientes.

A série EPYC 9005 oferece diversas CPUs com 8 a 192 núcleos, entre 64 e 512 MB de cache L3 e TDP entre 125 e 500 W.

Veja mais do CTUP:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box