Corpo humano pode absorver vitaminas diretamente do ar
Sabe quando você respira fundo e se sente aliviado com aquele ar puro? A nova descoberta da ciência é que o corpo pode absorver vitaminas diretamente do ar. Pelo menos, é o que sugerem as evidências apresentadas em um artigo da Universidade de Newcastle e da Universidade RMIT.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Mapa interativo mostra qualidade do ar em tempo real Tomar vitaminas diariamente não faz uma pessoa viver mais
As descobertas, publicadas na Advances in Nutrition, indicam que esses aeronutrientes entram no nosso corpo e são absorvidos por redes de pequenos vasos sanguíneos no nariz, nos pulmões e no epitélio olfatório (a área onde o cheiro é detectado).
“O sistema respiratório humano e as vias olfativas absorvem nutrientes transportados pelo ar (vitaminas, ácidos graxos e minerais-traço) que são benéficos para a saúde, os quais chamamos de ‘aeronutrientes’. Além disso, bactérias transportadas pelo ar, denominadas ‘aeromicrobios’, têm o potencial de efeitos positivos para a saúde ao melhorar a diversidade de espécies nas microbiotas dos tratos respiratório e gastrointestinal”, diz o estudo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os cílios (estruturas semelhantes a pelos) no sistema olfativo e respiratório têm receptores especiais que podem se ligar a uma variedade de outros aeronutrientes potenciais — como colina, vitamina C, cálcio, manganês, magnésio, ferro e até aminoácidos.
Mas ainda há um longo caminho de questões a serem respondidas. O próximo passo é descobrir quais componentes do ar são benéficos para a saúde em ambientes naturais, principalmente levando em consideração que a comunidade científica tem se concentrado em toxinas, material particulado e alérgenos como pólen.
Estudo sugere que o corpo humano pode absorver vitaminas diretamente do ar (Imagem: Freepik)
A equipe por trás do estudo defende que a descoberta pode ajudar principalmente as pessoas que vivem em áreas urbanas ou aquelas que têm acesso limitado à natureza, como astronautas expostos por longos períodos a ar altamente filtrado.
“A possibilidade de que o ar fresco contribua para a nutrição e saúde humanas pode estimular uma reavaliação das diretrizes relativas à nutrição e acesso a ambientes naturais, e abrirá novos caminhos de investigação científica”, afirmam os pesquisadores.
Vitamina aerossolizada
Anteriormente, um artigo publicado na Sci Forschen mostrou que a vitamina B12 em forma de aerossol é segura e eficaz.
Então no futuro, uma ideia seria entender se a transformação de outros micronutrientes em aerossóis (como a vitamina D) poderia ajudar a combater a falta de vitaminas.
Leia a matéria no Canaltech.