Cook teria prometido transferir produção da Apple do México para os EUA
De acordo com uma nova reportagem da Bloomberg, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em reunião com governadores que o CEO 1 da Apple, Tim Cook, prometeu transferir a produção da empresa do México para os EUA.
Nas palavras de Trump, Cook teria encerrado “duas fábricas no México” visando fabricar seus produtos no país comandado por ele. A promessa de Cook teria surgido um dia após um encontro entre os dois na Casa Branca, nesta semana.
De acordo com a publicação, ainda não se sabe ao certo a quais instalações no México Trump se referiu, embora seja público que a Foxconn, maior parceira da Maçã na produção de iPhones, já tenha uma grande presença por lá atualmente e até planeje expansões.
Pode ser que, em vez de transferir produções que já estariam ocorrendo hoje no México, Trump tenha dado a entender que Cook garantiu novos investimentos nos EUA que, não fosse por ele, poderiam ser direcionados ao México.
“Eles não querem estar [submetidos] às tarifas”, alegou o presidente, se referindo à taxa de 25% impostas por ele via ordem executiva para produtos do México — a qual está suspensa temporariamente após um acordo feito com o país vizinho.
Trump também instituiu uma taxa de 10% sobre produtos importados da China. Como trata-se do maior polo de produção de iPhones, a medida deverá respingar na Maçã caso a empresa não obtenha isenções, como ocorreu no primeiro mandato do político.
Procurada pela Bloomberg, a Apple optou por não falar sobre o assunto.