Console Lenovo Legion Go S pode ter integração com StemOS
Fotos de alta resolução publicadas por Evan Blass em sua conta no X, antigo Twitter, e compartilhadas pelo The Verge, revelam um detalhe importante sobre o console portátil Legion Go S preto da Lenovo. O dispositivo parece incluir um botão dedicado para lançar o Steam, recurso visto anteriormente apenas no Steam Deck.
No entanto, não está claro se isso indica que o sistema roda SteamOS ou se o botão simplesmente abre o aplicativo Steam. Especula-se que a Lenovo lançará uma versão com Steam OS.
As fotos compartilhadas por Evan Blass mostram que o Legion Go S estará disponível nas cores preto e branca. Anteriormente, somente a versão branca havia surgido online, chamada de “Glacier White”.
Imagem: Evan Blass.
Notícias relacionadas
Versão inédita de CPU da AMD é listada em notebook da Lenovo
Lenovo confirma Legion Go Gen Two e Legion Go Lite “acidentalmente”
O retorno das Steam Machines? Update do Steam Deck revela projeto Fremont
Steam OS
O modelo branco “Glacier White” não parece ter esse botão. Exatamente esse detalhe que sugere que a Lenovo pode estar trabalhando em uma versão específica para SteamOS ou lançando várias variantes com diferentes opções de cores e sistemas operacionais.
Usar uma SteamOS pode reduzir o custo do sistema, pois eliminaria a necessidade de uma licença do Windows 11. Como o hardware, exceto o botão, permaneceria o mesmo, é razoável esperar que os usuários possam instalar o Windows ou até mesmo dual-boot se escolherem.
Além disso, o público-alvo do dispositivo parece ser principalmente usuários do Steam.
Imagem: Evan Blass.
Rumores e Expectativas
A Lenovo ainda não confirmou oficialmente o produto, mas muitos esperam que o anúncio ocorra durante CES 2025. E, recentemente, a Valve introduziu novas diretrizes de logotipo, incluindo um rótulo “Powered by SteamOS”, designado para hardware que executa SteamOS.
Imagem: Videocardz/Valve
O Legion Go S é particularmente adequado para um sistema SteamOS, pois deve apresentar o APU Ryzen Z2 Go com gráficos RDNA2 — a mesma arquitetura gráfica do Steam Deck. No entanto, o dispositivo da Legion teria 50% mais núcleos de GPU e núcleos de CPU Zen3+ mais rápidos.
Se este rumor se confirmar, isso poderia potencialmente agitar o mercado de consoles portáteis em 2025.
Especificações
Conforme as informações, o Legion Go S será um console portátil mais acessível, usando arquitetura AMD mais antiga (Zen 3+ e RDNA 2). Ele terá uma tela menor de 8 polegadas, em comparação com a tela de 8,8 polegadas do Legion Go original.
Ele também não terá mais gamepads removíveis, adotando um design mais ergonômico semelhante ao ASUS ROG Ally. O console virá alimentado pelo APU AMD Ryzen Z2.
Resumo do Legion Go S
APU: Chip AMD Ryzen Z2 Go, 8x Zen 3+, GPU AMD Radeon 680M
Tela: IPS LCD de 8 polegadas, resolução Full HD (1920×1200), taxa de atualização de 120 Hz
Memória: 16 GB de RAM LPDDR5
Armazenamento: SSD PCIe 4.0 de 512 GB, formato M.2 2242
Bateria: 55,5 Wh
Conectividade: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, Windows 11 Home
Preço: Estimado em €$ 600
Créditos: Videocardz.
Fonte: Evan Blass e The Verge.