Confira o Olhar Digital News na íntegra (13/12/2024)
Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (13):
Cão-robô chinês pode ficar de pé e ainda desce barranco
Nós já vimos robôs quadrúpedes – ou cães robôs, como chamamos carinhosamente – fazendo todo o tipo de atividade, desde dançar e pular, até andar debaixo d’água. Mas esta pode ser a primeira vez que você vê um desses descendo um barranco em pé e muito rápido. A atividade é complicada até para nós, humanos.
O Lynx, cão-robô da empresa chinesa DEEP Robotics, foi projetado para ser um robô de segurança. A ideia é que ele faça rondas pelos corredores de empresas e até áreas externas, mas os criadores afirmam que ele também é capaz de participar de operações de resgate.
IA reflete preconceitos humanos, diz estudo
Pesquisas acadêmicas têm mostrado que os seres humanos costumam apresentar um tipo de preconceito conhecido como “vieses de identidade social”. Isso acontece quando tendemos a valorizar mais o nosso próprio grupo – seja ele baseado em política, religião ou nacionalidade – e a desvalorizar os grupos considerados “externos” ou diferentes.
Agora, um novo estudo publicado na revista Nature revela que a inteligência artificial também apresenta esse mesmo tipo de preconceito.
Conheça cinco carros que tiraram nota dez em teste de segurança
Um dos testes de segurança mais populares para veículos é o Latin NCAP. Nele, são realizados experimentos para testar os mecanismos de proteção de um carro, como o acionamento de airbags durante uma batida. O resultado é dado em número de estrelas, indo de zero a cinco. Quanto mais estrelas, mais o carro protege os motoristas no caso de colisões.
Alguns veículos já reprovaram feio nesse teste, mas também há casos de notas cinco estrelas. Inclusive, cinco dos modelos avaliados com nota máxima estão disponíveis no Brasil e, diga-se de passagem, não são modelos luxuosos, como era de se esperar.
Como a tecnologia revolucionou a vida dos ancestrais humanos há 900 milênios
Muito antes da separação evolutiva entre humanos modernos e neandertais, os hominídeos já apresentavam um nível impressionante de sofisticação na construção de ferramentas. Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, identificaram evidências surpreendentes de avanços tecnológicos na Europa de 900 mil anos atrás.
Vem aí uma superexplosão solar mais forte que 10 bilhões de bombas atômicas
Uma nova pesquisa na revista Science alerta que explosões solares milhares de vezes mais poderosas que as habituais podem ser mais comuns do que se pensava. E o problema disso é que o Sol pode estar prestes a produzir uma superexplosão de proporções inimagináveis, capaz de liberar energia equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
O post Confira o Olhar Digital News na íntegra (13/12/2024) apareceu primeiro em Olhar Digital.