Como permitir a inclusão/exclusão de pastas e discos no Spotlight do Mac
O Spotlight é um recurso muito bacana embutido no macOS, sistema operacional que equipa os Macs.
Com ele, você pode fazer buscas rápidas pelos mais diferentes arquivos armazenados no seu computador; além disso, ele também faz buscas na web e conversões de moedas/medidas, por exemplo.
Para melhorar a sua experiência com ele, é possível excluir certas pastas ou discos que aparecerem nas buscas do Spotlight, a depender da sua preferência.
É importante salientar que, caso você exclua certos arquivos e/ou pastas, você pode não receber mais as notificações quando as atualizações de alguns aplicativos estejam disponíveis. Caso exclua todo o disco interno, você definitivamente não será notificado sobre essas atualizações.
Posto isso, veja como fazer!
Abra os Ajustes e clique em “Spotlight” na barra lateral esquerda. Depois, selecione “Privacidade na Busca…”; para excluir os arquivos de uma pasta ou de disco das buscas do Spotlight, selecione o “+” e o que deseja. Ou, se quiser, você também pode arrastar pastas, arquivos ou discos do Finder para esse mesmo local.
Já para incluir os arquivos excluídos em pastas ou discos nas buscas do Spotlight, selecione a pasta ou o disco na lista e clique em “-“; se nada estiver listado ali nesse campo, isso quer dizer que a busca está sendo realizada em todo o computador (arquivos, pastas, discos, etc.).
Caso exclua um disco de backup do Time Machine, você receberá por um tempo a mensagem de que o Spotlight o está indexando (isso é necessário para que o Time Machine funcione de forma correta e não pode ser desabilitado).
Ao fazer a busca, o Spotlight excluirá os itens armazenados no disco de backup que não fazem parte de um backup do Time Machine.