EconomyFeaturedNewsTop Stories

Como parar de receber ligações de spam? Veja 5 dicas

Ligações de spam são chamadas indejadas feitas através de números desconhecidos com o objetivo de vender produtos e serviços. Na maioria das vezes, esses contatos são frequentes, mas existem meios para bloquear esses contatos e reduzir o incômodo.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é spam? Como bloquear chamadas desconhecidas no celular | Guia Prático

A seguir, o Canaltech te ajuda a parar com as chamadas de spam com as seguintes dicas:

Como bloquear chamadas indesejadas no celular Como bloquear chamadas desconhecidas também em aplicativos de terceiros Como usar o Não me Pertube Como bloquear chamadas no WhatsApp
Como denunciar ligações de spam

Como bloquear ligações de spam

Confira algumas dicas abaixo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Bloquear chamadas indesejadas

Existem várias possibilidades de bloquear ligações indejadas de spam. No Android, por exemplo, é possível ativar o filtro nas próprias configurações do celular. Além disso, no iPhone, é possível vetar chamadas de números específicos pelo app Telefone.

Também há filtros oferecidos por aplicativos de terceiros que auxiliam nessas configurações. Outra alternativa, caso o maior problema esteja relacionado ao envio de mensagens de texto incessantes, é bloquear o recebimento de SMS

2. Como bloquear chamadas desconhecidas

As soluções nativas dos celulares auxiliam no bloqueio de chamadas de números desconhecidos. Em aparelhos com Android, o filtro é acionado nas configurações do app de telefone, ao ativar a opção “Bloquear números desconhecidos”. No iOS, por sua vez, é preciso habilitar o recurso “Silenciar desconhecidos” nos ajustes do sistema operacional.

Aplicativos de terceiros também ajudam a bloquear ligações de números desconhecidos.
 

3. Use o Não Me Perturbe

A plataforma Não Me Pertube ajuda a bloquear chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de instituições financeiras. A ferramenta é gratuita e foi criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com instituições do setor. 

O recurso, no entanto, tem limitações, já que evita apenas o contato de companhias participantes. Dessa forma, outras empresas poderão manter o contato normalmente apesar do cadastro no serviço. 

4. Silencie chamadas no WhatsApp

Também é possível silenciar chamadas de números desconhecidos no WhatsApp. No mensageiro, é preciso acessar o menu de privacidade e depois ativar a opção de “Silenciar números desconhecidos” acionar a restrição. 

Cabe ressaltar que a configuração não impede o recebimento de ligações no WhatsApp, mas apenas limita a interação com telefones que não estão salvos na agenda.

5. Denuncie ligações de spam

Para além do bloqueio, também é possível denunciar ligações indesejadas de telemarketing e outros serviços. A denúncia pode ser feita através do Não Me Pertube e pelos canais de atendimento da Anatel. 

Por que recebemos chamadas que ficam mudas e desligam?

As ligações que ficam mudas e desligam na sequência são realizadas para verificar se o número de telefone ainda está ativo. Dessa forma, é possível continuar os contatos futuros para oferta de produtos, serviços, empréstimos, consignados e afins. 

Em alguns casos, esse comportamento ocorre quando um sistema liga para muitos números ao mesmo tempo e não há atendente disponível para fazer o contato.

O que são ligações de spam?

Ligações de spam são chamadas feitas através de números desconhecidos que têm o objetivo de vender produtos e serviços. Em sua maioria, são feitas por um atendimento automatizado de telemarketing ou serviço equivalente feito por um robô.

Contudo, esse tipo de abordagem também é explorado para aplicar golpes.

Leia mais:

10 dicas para navegar sem riscos na internet 8 dicas para manter a segurança de suas senhas Como fazer uma checagem de segurança no Android

VÍDEO: VEJA COMO BLOQUEAR LIGAÇÕES DE TELEMARKETING E OUTROS SPAMS | #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box