Como funciona a abertura variável em câmeras de celulares
Alguns celulares mais avançados da atualidade possuem câmeras com abertura variável para melhorar a qualidade de fotos e vídeos. Embora seja um recurso muito específico e normalmente exclusivo de modelos mais caros, seu funcionamento é relativamente simples.
- Dá para tirar boas fotos com celulares bem básicos?
- 7 dicas para tirar as melhores fotos do seu cachorro
Para entender melhor, primeiro é preciso saber o que é a “abertura”. Quando alguém tira uma foto, o sensor da câmera capta a luz que entra em suas diferentes cores, e então transforma essas informações em um arquivo digital — portanto, a abertura é justamente esse espaço pelo qual a luz passa.
As aberturas de câmeras de smartphones costumam ser listadas juntamente com a quantidade de MP do sensor. Elas são medidas no formato f/stops, em que os stops aparecem em um número com um decimal — f/1.5, f/2.4 e assim por diante — quanto maior o número que acompanha o “f”, menor é a abertura.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Aberturas maiores permitem mais entrada de luz, o que é uma vantagem para obter imagens mais bonitas durante a noite ou em ambientes escuros. Além disso, elas dão uma profundidade de campo mais estreita, o que gera um efeito natural de desfoque mais forte em elementos que não estejam no foco principal da imagem.
- Aberturas menores têm menos entrada de luz, o que pode evitar a superexposição (ou excesso de claridade) da imagem em ambientes mais iluminados. A maior profundidade de campo aumenta o foco em todos os elementos da cena ao mesmo tempo, o que tende a reduzir o valor artístico da foto, mas pode ser útil em alguns casos.

Portanto, celulares com abertura variável serão capazes de alternar entre esses diferentes configurações, para obter as características de imagem mais adequadas para cada caso. Além disso, a possibilidade de realizar ajustes manuais dá maiores opções criativas para quem deseja usar os modos “Pro” da câmera, embora esse não seja o objetivo de grande parte dos consumidores.
Tipos de abertura variável
Alguns celulares com abertura variável terá o recurso por meio de dois ou mais stops definidos, sem possibilidade de alternar entre pontos intermediários entre eles. Embora ainda se enquadrem como modelos que trazem a tecnologia, eles ainda entregarão possibilidades limitadas para mexer com as características de imagem.
No entanto, outras opções trazem a abertura variável contínua, que dá total flexibilidade para ajustar a exposição e profundidade de campo das imagens. É o caso do Xiaomi 14 Ultra, que permite mudar em qualquer ponto entre f/1.6 e f/4.0.
Celular com abertura variável na câmera é melhor?
Mesmo que seja considerado um recurso extra em celulares de câmeras avançadas, a presença da abertura variável não é suficiente para definir se as fotos e vídeos sairão com alta qualidade. Afinal, esse julgamento deve ser feito com base em diferentes fatores em conjunto, incluindo o tamanho e resolução do sensor, abertura máxima e capacidade de processamento de imagem do smartphone.

Além disso, a inclusão do recurso em celulares não costuma estar entre as prioridades das principais marcas, o que reforça a possibilidade de as câmeras serem boas sem ele. A Samsung usou a abertura variável pela última vez no Galaxy S10 de 2019, enquanto a Apple sequer implementa esse tipo de controle em seus modelos de iPhone.
Em geral, o foco das fabricantes está em fazer câmeras com melhor precisão de cores e nitidez, além de versatilidade para funcionar em diferentes ambientes por meio de múltiplos sensores. Portanto, esses são os fatores a serem levados em consideração na hora de escolher um celular com base em seus conjuntos ópticos.
Quais celulares têm câmera com abertura variável?
Embora seja uma funcionalidade considerada rara, e cada vez menos usada pelas principais marcas, é possível listar alguns dispositivos que contam com a abertura variável:
- Samsung Galaxy S9/S9 Plus;
- Samsung Galaxy Note 9;
- Samsung Galaxy S10/S10 Plus/S10e;
- Samsung Galaxy Note 10/10 Plus;
- Xiaomi 13 Ultra;
- Xiaomi 14 Ultra;
- Huawei P60/P60Pro/P60 Art;
- Huawei Pura 70/70 Pro/70 Pro Plus/70 Ultra.
Leia mais no Canaltech:
- Como tirar uma foto digna de profissional com seu smartphone Android
- Celulares topo de linha fazem frente a uma câmera profissional? [Comparativo]
- Marcas de câmeras projetam sistemas anti-IA para certificar imagens verdadeiras
Saiba como tirar fotos da lua com seu smartphone:
Leia a matéria no Canaltech.