EconomyNewsTop Stories

Como escolher um iPhone? Veja o que saber antes de comprar

Os modelos de iPhone são frequentemente considerados por quem busca um celular novo. Reconhecidos pela alta qualidade, esses dispositivos oferecem excelente desempenho e destacam-se pelas ótimas câmeras.

A Apple oferece opções variadas para atender a diferentes perfis. Em 2024, por exemplo, modelos a partir da geração 12 apresentam-se como bons investimentos. Mas, afinal, o que deve ser observado antes de comprar o celular da marca? O Olhar Digital preparou um guia prático para ajudar na sua escolha. Confira a seguir!

Leia mais:

Ainda vale a pena comprar o iPhone 13 em 2024?

Quais as principais diferenças entre iPhone 14 e suas versões Plus, Pro e Pro Max?

O que muda do iPhone 15 para o 16? Veja mudanças

O que devo saber antes de comprar um iPhone?

Antes de comprar o seu iPhone, é fundamental que você confira todos os detalhes dos aparelhos e saiba diferenciá-los para escolher o que melhor atende às suas necessidades. Abaixo, veja alguns pontos importantes!

Versão do iPhone

Primeiramente, saiba que o número do modelo indica a geração dele e, quanto maior, mais recente. Além disso, as versões são identificadas como Pro Max, Pro e Plus nos iPhones 14, 15 e 16. Já nos aparelhos das gerações 12 e 13, as versões são Pro Max, Pro e Mini. Além disso, há os modelos de entrada que são identificados apenas pelo nome da geração, sem a nomenclatura extra. 

A versão Plus significa que o dispositivo possui as configurações internas iguais às do celular de entrada, mas tem como diferencial uma tela maior. Já a Pro é uma versão que apresenta uma performance superior à Plus. Nela, o tamanho de tela é padrão e as configurações são mais avançadas. 

O iPhone 16 Pro combina design sofisticado e desempenho avançado, posicionando-se como uma das opções de alta performance na linha da Apple. Imagem: Apple (YouTube) / Reprodução

Outra versão é a Pro Max, ideal para as pessoas que buscam pelo aparelho topo de linha da marca, tendo recursos e desempenho superior às demais versões na geração específica do iPhone.

Há também os iPhones com a versão Mini. Disponível como opção nas gerações de iPhones 13 e 12. Trata-se de celulares menores e com configurações de entrada. 

Recursos diferenciais de cada aparelho

Cada novo lançamento de iPhone vem com novidades. Por isso, é essencial analisar os recursos antes de decidir pela compra. O iPhone 16, por exemplo, conta com um novo botão externo que serve para tirar fotos. Outro destaque do item é a integração dos celulares com a Apple Intelligence, a inteligência artificial da marca. 

O iPhone 16 traz inovações como o botão externo para fotos e a integração com a Apple Intelligence. Imagem: Apple (YouTube) / Reprodução

Já na geração 15, uma grande novidade em relação aos aparelhos lançados anteriormente foi a mudança do cabo, que desde então passou a ser o padrão USB-C. No iPhone 14, a principal mudança foi a independência entre tela e parte de trás. Assim, o vidro traseiro passou a ser removido de forma separada. Agora, caso necessário trocá-lo, o usuário gasta menos.

Por outro lado, na geração 13 a grande novidade ficou por conta dos recursos das câmeras, que passaram a ter opções de Estilos Fotográficos, possibilitando a captura de fotos com edição de cor aplicada.

Além disso, teve a adição do Modo Cinema, permitindo a filmagem de vídeos com profundidade de campo aprimorada, fazendo o fundo ficar desfocado, remetendo a gravação com uma câmera profissional. 

Na geração 12 a novidade principal foi a chegada de aparelhos com telas Ceramic Shield, o que aumenta a resistência contra quedas. 

Armazenamento

Quanto maior o armazenamento, melhor. Com arquivos e mídias mais densos, dispositivos com pouco espaço, como os de 64 GB, enchem rapidamente e podem prejudicar funções como a gravação de vídeos.

As versões do iPhone 16 Pro e Pro Max possuem opção de até 1 TB de armazenamento interno. Imagem: Apple / Reprodução

Vale destacar que todas as gerações de iPhones citadas neste conteúdo possuem versões com pelo menos até 256 GB. 

Câmeras

O grande chamariz dos iPhones são as câmeras de alta qualidade. Todavia, elas são melhores conforme o avanço das gerações e versão de cada dispositivo. O iPhone Pro Max, modelo mais recente e avançado, por exemplo, possui o conjunto de câmeras mais completo e abrangente para fotos e vídeos. 

O dispositivo conta com uma lente principal e uma ultrawide de 48 MP com Deep Fusion, responsável pela maior rapidez no foco e obturador. O conjunto de câmeras do aparelho ainda tem um de telefoto com 12 MP, zoom óptico de até 5x, controle de foco e profundidade, além da estabilização de imagem e Modo Noturno. Outro recurso é o zoom digital, que atua como lentes de 35 ou 28mm.

Os iPhones 16 Pro e Pro Max se destacam pelo conjunto de câmeras avançado, incluindo lente principal de 48 MP, zoom óptico de até 5x e gravação em 4K, ideal para fotos e vídeos de alta qualidade. Imagem: Apple / Divulgação

Completando o conjunto, tem a câmera frontal de 12 MP, a qual possui excelente estabilização para selfies. A gravação de vídeos é em 4K. 

Quer saber mais sobre as câmeras dos dispositivos em outras gerações de iPhone? Navegue pelo Olhar Digital. Você vai encontrar, por exemplo, um comparativo entre o iPhone 14 e 15

Tela

Neste quesito, confira o tamanho da tela em polegadas. Cada versão de iPhone possui um determinado tamanho. Outro quesito importante é a taxa de atualização Hz (Hertz). Ela indica quantos frames por segundo a tela consegue rodar. Quanto maior o número, mais fluido é o conteúdo. 

As especificações variam conforme cada versão e geração. Nos modelos de iPhone 12, por exemplo, as telas variam de tamanho, mas a taxa de atualização é sempre 60 Hz. Porém, nas versões Pro e Pro Max da geração 13, além de terem tamanhos diferentes, os aparelhos passaram a contar com a taxa de atualização em 120 Hz. 

Isso se repetiu até a geração 15, pois na 16 todos os dispositivos são equipados com a taxa de atualização de 120 Hz. 

Processador

O processador, também chamado de chipset, do aparelho é responsável por controlar o funcionamento dos aplicativos, a conexão com a internet, a autonomia da bateria e muito mais, deixando o aparelho mais potente conforme suas especificações. 

Nos aparelhos da Apple, os processadores costumam ter sempre um alto desempenho, mas as gerações mais recentes de iPhone contam com processadores mais potentes. Todas as versões do iPhone 16, por exemplo, possuem o chip A18 de última geração, responsável por dar mais eficiência energética, desempenho e muito mais. 

O chip A18 de última geração, presente em todos os modelos do iPhone 16, garante eficiência energética e desempenho ainda mais avançado. Imagem: Apple

Já a geração anterior, de iPhone 15, tem o processador A16 Bionic na versão de entrada e Plus. Ele é um chipset que entrega ótimo desempenho, mas é inferior ao A18, do iPhone 16 e também ao A17, presente nas versões Pro e Pro Max do iPhone 15. 

Preço

O preço desses aparelhos também varia conforme a ordem de lançamento. Sendo assim, o iPhone mais barato é o 11 mini com 64 GB, que pode ser encontrado por R$ 2.789 na Amazon. Já o mais caro é o lançamento de 2024, o iPhone 16, disponível no valor de R$ 6.199 na Amazon em sua versão de entrada com 128 GB.

O post Como escolher um iPhone? Veja o que saber antes de comprar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box