Como alterar a taxa de atualização e o tempo de resposta no monitor gamer
A taxa de atualização e o tempo de resposta de um monitor são dois fatores fundamentais para a experiência de jogo, especialmente em games competitivos. Alterar essas configurações pode melhorar a fluidez e a precisão das imagens exibidas pelo seu monitor, mas nem todos os monitores permitem ajustes nessas características.
Neste texto, explicaremos como esses ajustes funcionam, por que nem todos os monitores suportam modificações, quais jogos podem se beneficiar disso e apresentaremos um guia prático para você alterar esses parâmetros.
Por que alterar a taxa de atualização e tempo de resposta no monitor?
Alterar esses parâmetros podem melhorar sua experiência gamer, evitar as interrupções e melhorar a performance na visualização dos gráficos.
Embora jogos competitivos, como “Counter-Strike” ou “Valorant”, se beneficiem de altas taxas de atualização e tempos de resposta baixos, nem todos os jogos exigem isso. Títulos voltados para narrativa, como “The Witcher” ou “Red Dead Redemption 2“, priorizam gráficos e imersão, sendo menos impactados por essas configurações.
Leia mais:
Como escolher o melhor monitor gamer para seu setup?
Como deixar a tela da sua TV igual a do cinema
6 dicas para otimizar os jogos no PC
É claro que aumentar essas configurações podem, sim, contribuir para o aumento da temperatura do seu monitor, ou mesmo, ao longo do tempo, provocar manchas ou mesmo a “morte” de alguns pixels (deadpixels).
Por isso, é preciso sempre estar atento às recomendações dos fabricantes e a compatibilidade do seu monitor ao sistema utilizado, para que um não exija mais do outro, na relação PC x Monitor.
Monitor gamer: veja como alterar a taxa de atualização e o tempo de resposta
Antes de iniciar o nosso tutorial, vamos entender o que é taxa de atualização e o tempo de resposta.
O que são a taxa de atualização e o tempo de resposta?
Taxa de atualização (Refresh Rate): refere-se ao número de vezes que o monitor atualiza a imagem por segundo, medido em Hertz (Hz). Um monitor de 60 Hz atualiza 60 vezes por segundo, enquanto um de 144 Hz faz isso 144 vezes. Quanto maior a taxa de atualização, mais suave será a transição entre os quadros exibidos.
Tempo de resposta (Response Time): é o tempo que um pixel do monitor leva para mudar de uma cor para outra, geralmente medido em milissegundos (ms). Tempos de resposta mais baixos resultam em menos desfoque de movimento, melhorando a nitidez das imagens rápidas.
Como alterar a taxa de atualização e o tempo de resposta: passo a passo
Como alterar a taxa de atualização
No Windows 11
Tempo necessário: 6 minutos
No Sistema Windows (11): Primeiro clique nas configurações.
Você pode clicar no botão do Windows ou mesmo entrar diretamente em “Configurações”. Em seguida, clique em “Sistema”.
Em seguida, clique em “Tela”.
Clicando em “Tela” você acessa às configurações do monitor.
Desça até “Exibição avançada”.
Clique em “Exibição avançada” para entrar nas configurações da taxa de atualização de tela.
Selecione a taxa de atualização desejada
Agora você escolhe a taxa de atualização desejada, dentre as opções.
No macOS
Vá em “Preferências do Sistema”. Depois, clique em “Monitores”.
Em seguida, clique em “Taxa de Atualização” e escolha dentre as opções disponíveis.
No menu do monitor (em caso de monitor externo)
Use os botões físicos, ou mesmo o joystick do monitor para acessar o “Menu de Configurações”. Em seguida, vá até “Taxa de Atualização” (se disponível, dependendo do monitor) e escolha o critério desejado.
Como alterar o tempo de resposta
Use o menu integrado do monitor para acessar o Menu de Configurações
Localize a opção Overdrive, Response Time ou algo similar
Ajuste entre as opções disponíveis. Alguns monitores trazem os parâmetros: Rápido, Mais Rápido ou Extremo (esses termos podem variar).
Considerações Finais
Nem todos os monitores oferecem suporte para essas alterações, e forçar configurações incompatíveis pode causar problemas, como distorções na imagem ou superaquecimento do monitor. Certifique-se de usar cabos de qualidade (como HDMI 2.0 ou DisplayPort) e que sua GPU suporte as configurações desejadas. Aproveite os ajustes de acordo com as suas necessidades e aproveite uma experiência de jogo otimizada!
O post Como alterar a taxa de atualização e o tempo de resposta no monitor gamer apareceu primeiro em Olhar Digital.