EconomyNewsTop Stories

Como a tecnologia molda o microbioma doméstico?

Você sabia que passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados? Pois bem, esses ambientes, formam um ecossistema de bactérias, fungos, vírus e micro-organismos que prosperam a nossa volta. Em contrapartida, a tecnologia aliada à limpeza do lar pode ajudar a moldar esse microbioma doméstico a fim de que tais sujeiras tenham menos impacto na nossa saúde.

A partir daí, o bom uso de aparelhos de limpeza entram em cena formando uma lista variada de produtos capazes de auxiliar no combate às impurezas desse ecossistema que se forma em lugares fechados. Confira a seguir!

Leia mais

Quais os melhores aplicativos de limpeza de celular?

Desinfetante demais na limpeza pode danificar o cérebro

Como funciona os robôs que aspiram e passam pano na casa?

O que é o microbioma doméstico?

De acordo com um artigo de Samuel J. White e Philippe B. Wilson à BBC, o microbioma doméstico é o ambiente caracterizado por formar milhões de micróbios invisíveis.

A reportagem ainda informa que assim como nosso intestino e boca, a nossa casa possui um microbioma cheinho de bactérias.  Para se ter uma ideia, somente a poeira doméstica abriga 9 mil espécies diferentes de micróbios.

Shutterstock/Foto New Africa

Então seja na sua casa, local de trabalho ou estudo, o microbioma doméstico se forma, reunindo bactérias, fungos, vírus e outros micro-organismos. Sobretudo, os pesquisadores revelam que tais organismos têm um impacto significativo na nossa saúde. A partir daí, podem afetar desde o sistema imunológico, ao trato respiratório e até mesmo o bem-estar mental.

Vale lembrar que esse microbioma doméstico é criado não só por existir ambientes fechados, mas também por todas as nossas atividades diárias. O que vale desde a simples tarefa de cozinhar, a forma de armazenar os resíduos descartáveis, ter um animal doméstico e toda a higiene empregada para cuidar do lar.

No entanto, agregar elementos naturais às construções em designs de prédios pode ajudar a inibir alguns micróbios. Isso vale desde a escolha de materiais usados na construção até a presença de luz natural.

Dessa forma, há uma nova tendência na construção civil para priorizar itens que agreguem bem-estar e saúde. Sendo assim, novos empreendimentos preferem:

Maior ventilação e iluminação natural;

Maior isolamento acústico nas janelas, nas paredes e até na tubulação hidráulica dos quartos;

Precaução a respeito de poluição e excesso de campos elétricos e magnéticos próximos à cabeceira da cama.

Contudo, os cuidados de limpeza na rotina da família pode contribuir para evitar tais proliferações de organismos indesejados. E para facilitar tais tarefas, nada melhor do que a tecnologia. Confira a seguir.

O que a tecnologia tem a ver com o microbioma doméstico?

Shutterstock/Foto Sidorov_Ruslan

Muitos não sabem, mas a tecnologia pode andar de mãos dadas com o microbioma doméstico. Afinal, mesmo antes da limpeza, há produtos no mercado que já vem com sistema tecnológico antiácaro, por exemplo. Esse é o caso dos colchões antiácaro, que impedem a passagem de ácaros, fungos e bactérias, ajudando a prevenir alergias como asma, rinite e dermatites.

E quando o assunto é limpeza, existem inúmeros aparelhos que podem ser uma verdadeira mão na roda, como aspiradores de pó, esfregão elétrico, robô limpa vidros, purificadores de ar, lixeira smart e muito mais. Todos são ótimos para manter a limpeza do lar, sem a necessidade de muita intervenção humana, evitando o seu contato frequente com a sujeira.

O post Como a tecnologia molda o microbioma doméstico? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box