Cofundador da Treyarch pode ser preso por danificar avião de combate a incêndios
Um dos fundadores da Treyarch e atual chefe de tecnologia da Skydance Interactive, Peter Akemann pode passar um ano em uma prisão federal dos Estados Unidos. O executivo admitiu recentemente ser o responsável por comandar um drone de uso pessoal que colidiu com um avião que estava ajudando a combater incêndios na cidade de Los Angeles.
Na última sexta-feira (31 de janeiro), Akemann admitiu ser culpado de uma acusação de “operação insegura de uma aeronave não tripulada”. Usando um aparelho DJI Mini 3 Pro, ele decidiu ter uma visão privilegiada dos incêndios que estão destruindo os arredores da cidade — no entanto, não demorou muito até que o dispositivo saísse de controle e colidisse com uma aeronave.
O alvo não intencional do cofundador da Treyarch acabou sendo um avião de combate a incêndios Super Scooper, que teve uma de suas asas danificada. Embora os tripulantes do veículo não tenham se machucado, a aeronave ficou incapaz de voar durante dias, a impedindo de participar do combate às chamas.
Cofundador da Treyarch vai ter que pagar pelos consertos
O que torna a situação de Akemann mais grave é o fato de que ele desrespeitou uma ordem da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos. A entidade havia estabelecido limites bastante estritos para o voo de qualquer drone próximo à região dos incêndios, justamente com o objetivo de evitar acidentes como o que aconteceu.
Foto: Divulgação/DJI
Embora o cofundador da Treyarch ainda possa passar um ano preso, seus advogados esperam poder transformar essa pena na prestação de 150 horas de serviços comunitários. Além disso, o executivo vai se responsabilizar por pagar os reparos do avião de combate a incêndios, cujos custos são estimados em US$ 65 mil (R$ 377 mil).
Em um comunicado, os representantes legais de Akemann afirmam que ele “se arrepende profundamente” da situação e “aceita a responsabilidade por seu grave erro de julgamento”. Eles afirmam que o acusado está cooperando com as autoridades e que vão conseguir demonstrar que a situação só se tornou tão grave devido a falhas no drone da DJI que facilitaram sua perda de controle.
Fonte: Eurogamer