DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Cleared Hot resgata a glória dos shooters de helicóptero com física caótica e nostalgia armada até os dentes

Lá vem a MicroProse de novo, saindo do túmulo do MS-DOS com cheiro de disquete e lançando um shooter que parece ter saído direto do encarte de revista dos anos 90: Cleared Hot. E se você é do tipo que lembra com lágrimas nos olhos dos tempos de Desert Strike, Jungle Strike ou dos fliperamas onde a única RTX que existia era a de “Reta de Tiro Xonado”, meu amigo… essa é pra você.

Sim, é um jogo de helicóptero, e sim, tem explosões, tiros, cordas magnéticas malucas, e sim, você pode jogar pedras nos inimigos como se fosse o Chuck Norris misturado com o Magneto, só que de Black Hawk. Tudo isso com aquele carinho dos caras da Cfinger Games, que resolveram abraçar a física moderna com a insanidade dos arcades. E quem tá publicando? MicroProse, aquela que nos deu mais trauma de guerra digital do que qualquer aula de história.

“Missão: Explodir tudo com estilo – Autorizada.”

Cleared Hot não é só um nome maneiro que parece título de filme do Steven Seagal. É também o equivalente digital a entrar num helicóptero, ligar o modo “tô nem aí” e sair metendo bala, jogando tanque no alto com corda de ímã e fazendo física chorar em posição fetal no canto do código.

É tipo aquele primo que cresceu jogando Operation Flashpoint e agora decidiu que realismo é pra fracos – ele quer ação arcade, mas com um pezinho na realidade pra deixar a coisa ainda mais deliciosa.

“Física realista” aqui significa “dane-se a gravidade, bora causar”

Se o nome “baseado em física” te dá PTSD de jogo indie quebrado, relaxa. Aqui, essa mecânica é usada como Deus e o John Rambo mandaram: pra pegar carro no ar com um cabo magnético e atirar o bichinho em cima de um acampamento inimigo.

Nada de simulação chata tipo “cuidado com o ângulo do rotor principal e a sustentação do ar quente”. Não. Você quer derrubar barco com jeep? Aqui pode. Quer sair catapultando container como se fosse o Hulk? Liberado. Essa é a liberdade que o PC Master Race prometeu, e finalmente alguém entregou.

“Campanha solo”, porque multiplayer só atrasa quem quer explodir tudo no seu tempo

A campanha de Cleared Hot é solo, do jeitinho que a gente gosta. Uma história linear? Talvez. Enredo profundo? Duvido. Mas e daí? Tô aqui pra explodir tanque no Ártico com uma foice de luz acoplada no helicóptero, não pra filosofar com NPC deprimido.

Você entra na missão, escolhe seu helicóptero, equipa suas bugigangas, e parte pra cima de tanques, caças, barcos e qualquer coisa que ouse respirar perto de você.

E os ambientes? Uma beleza de destruição

Três biomas – Deserto, Selva e Ártico – com direito a missões noturnas, visão térmica, e aquele gostinho de nostalgia que só um cenário com iluminação precária e neblina digital pode dar.

Vai dizer que nunca sonhou em detonar um comboio de tanques na neve enquanto toca uma playlist improvisada com os sons da metralhadora e da sua gargalhada?

“Customização”: agora seu helicóptero também tem mais opções que o seu carro

E claro, tem customização. Porque hoje em dia, se não der pra colocar decalque de tubarão no helicóptero, nem vale a pena sair de casa.

Você vai poder configurar armamentos, montar loadouts de respeito e criar sua própria versão daquilo que só pode ser descrito como “Airwolf depois de três litros de energético”.

O trailer tá no ar, e a nostalgia bate forte

Não viu o trailer ainda? Vai lá no Steam ou no site da MicroProse, coloca o fone no talo, e sente o cheiro de querosene pixelado no ar. Cada segundo de vídeo é uma homenagem à era de ouro dos shooters 2D e 2.5D que a gente achava que tinham morrido junto com os fliperamas. Spoiler: não morreram. Só estavam esperando a RTX chegar pra voltar em 4K.

RumbleQUEResseGAME

Cleared Hot é aquele tipo de jogo que não quer te ensinar nada – só te fazer sorrir enquanto tudo ao seu redor explode. E isso, meus amigos, é uma arte perdida. Com helicópteros personalizáveis, destruição tática e aquela pitada de zoeira com física que só funciona no PC (sorry, consoles), esse jogo já tá na minha lista de desejos.

A única dúvida que fica é: será que dá pra usar mod e substituir os inimigos por impressoras fiscais? Porque aí seria GOTY.

The post Cleared Hot resgata a glória dos shooters de helicóptero com física caótica e nostalgia armada até os dentes first appeared on GameHall.

Facebook Comments Box