Ciência finalmente descobre como a radioterapia elimina tumores
Cientistas do Children’s Medical Research Institute finalmente descobriram como a radioterapia elimina tumores. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (13), e pode representar novas oportunidades para melhorar o tratamento e aumentar as taxas de cura.
Como o câncer se desenvolve? Estudo já tem a resposta Câncer | Quanto mais cedo descobrir, maior é a chance de cura
Algumas formas de morte celular não são notadas pelo sistema imunológico, enquanto outras desencadeiam uma resposta imunológica que mata outras células cancerígenas, e liberar o sistema imunológico do paciente para matar células cancerígenas e limpar tumores é um dos principais objetivos do tratamento do câncer.
O estudo mostrou que o reparo do DNA, que normalmente protege células saudáveis, determina como as células cancerígenas morrem após a radioterapia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“O DNA dentro de nossas células está constantemente sofrendo danos, e o reparo do DNA está acontecendo o tempo todo para consertar esses danos e manter nossas células saudáveis. Agora, no entanto, parece que esses processos de reparo podem reconhecer quando um dano avassalador ocorreu (por exemplo, da radioterapia) e instruir uma célula cancerígena sobre como morrer”, diz a equipe.
Radioterapia e células cancerígenas
A equipe mostrou que bloquear a recombinação homóloga mudou a maneira como as células cancerígenas morriam – ou seja, elas agora morriam de uma maneira que evocava uma forte resposta imunológica.
Ciência finalmente descobre como a radioterapia elimina tumores (Imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público)
“A imagem ao vivo nos mostrou toda a complexidade dos resultados após a radioterapia, permitindo-nos descobrir exatamente por que isso ocorreu”, dizem os pesquisadores, em comunicado divulgado pela universidade.
Segundo a equipe, essas descobertas podem tornar possível usar medicamentos que bloqueiam a recombinação homóloga para forçar as células cancerígenas tratadas com radioterapia a morrer de uma maneira que alerta o sistema imunológico sobre a existência de um câncer (que o sistema imunológico não havia notado anteriormente), sinalizando que o câncer precisa ser destruído.
As descobertas estão publicadas na Nature Cell Biology.
Leia também:
Nova radioterapia a laser atinge tumores “na mosca” e poupa células saudáveis Radioterapia pode rejuvenescer e curar coração com arritmia, aponta estudo
VÍDEO | Nova terapia alternativa contra o câncer do Instituto Butantan
Leia a matéria no Canaltech.