DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Cidades de SC acionam plano de contingência contra alagamentos e chuvas

Chuvas intensas começaram a atingir Santa Catarina na madrugada de sábado (7) e devem continuar com menos intensidade até segunda-feira (9), como prevê a Defesa Civil do estado. Com alto risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, as cidades mais afetadas acionam plano de contingência.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Enchentes e alagamentos: quais doenças podem chegar com as chuvas? Como cidades-esponja impedem inundações e alagamentos

Neste domingo (8), as autoridades públicas estimam que pelo menos 1,3 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado. Os problemas estão concentrados em 24 cidades e, até o momento, não há registro de feridos ou mortes.

Com excesso de chuvas, cidades enfrentam alagamentos e problemas de circulação, como é o caso de Joinville (Imagem: Coredec/Joinville)

A situação continua crítica, com a possibilidade de novas chuvas intensas, especialmente nas áreas próximas ao Paraná”, informa a Defesa Civil. Neste momento, a recomendação é que “a população permaneça atenta aos alertas e evite áreas de risco”, complementa o comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cidades afetadas em Santa Catarina

Entre as cidades mais afetadas pelas chuvas intensas em Santa Catarina, estão os municípios de: Joinville, Guaramirim, São Bento do Sul, Araquari, São Francisco do Sul e Itapoá. 

⛈⚠️ Joinville fica submersa devido a chuvas recordes

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, registrou chuvas torrenciais com precipitações de 90mm. Segundo as previsões, a tendência continuará nos próximos dias.

As autoridades aconselham todos os residentes da cidade a… pic.twitter.com/wAcujutbSt

— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 8, 2024

No estado, Araquari foi o primeiro município a decretar Situação de Emergência. Enquanto isso, em Joinville, os alagamentos atingiram ruas e bairros inteiros, afetando a capacidade de circulação em alguns pontos. Para evitar inundações dos rios, Guaramirim já ativou o seu plano de contingência.

Chuvas e risco de deslizamento

Um dos principais problemas é o volume de chuva em Santa Catarina. Em Joinville, o acumulado foi de 129,8 mm nas últimas 48 horas. Enquanto isso, em Lindoia do Sul, as chuvas chegaram a 138,6 mm. Quanto mais chuva, maior é o risco de deslizamento.

Por isso, a Defesa Civil recomenda que “ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro”. Também é preciso evitar áreas de risco e água das chuvas, que pode estar contaminada e pode transmitir doenças.

“Estamos mobilizando esforços conjuntos para atender as populações afetadas, minimizar os danos e garantir segurança”, afirmou o Secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, em nota.

Leia mais:

Temporal atinge Sul com fortes chuvas; virada no tempo ocorre em mais regiões Como a floresta amazônica se tornou uma máquina de fazer nuvens Japão quer construir “máquina de lavar humanos” para uso doméstico; entenda

VÍDEO: Faz mal usar o PC quando está chovendo forte?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box