Chips Apple M4 anunciado através de 3 versões
A Apple revelou o novo MacBook Pro, equipado com a família de chips M4 (M4, M4 Pro e M4 Max) que entregam desempenho muito mais rápido e recursos aprimorados. O novo MacBook Pro foi criado para a Apple Intelligence, o sistema de inteligência pessoal, e disponível em acabamentos preto espacial e prata.
O MacBook Pro de 14 polegadas inclui o desempenho extremamente rápido do M4 e três portas Thunderbolt 4, começando com 16 GB de memória. Os modelos de 14 e 16 polegadas com M4 Pro e M4 Max oferecem Thunderbolt 5 para velocidades de transferência mais rápidas e conectividade avançada.
Todos os modelos incluem uma tela Liquid Retina XDR que fica ainda melhor com uma opção de tela de nanotextura totalmente nova e até 1000 nits de brilho para conteúdo SDR, uma câmera avançada Center Stage de 12 MP, com até 24 horas de duração da bateria, a mais longa já vista em um Mac.
Já é possível fazer a pré-encomenda do novo MacBook Pro, mas a disponibilidade é a partir de 8 de novembro.
Samsung e Apple teriam interesse na compra da Intel [RUMOR]
Apple estaria trabalhando em App Store dedicada a jogos
Apple rejeita acordo com União Europeia para uso de sua IA
Créditos: Apple.
MacBook Pro com M4
Processamento de imagem até 7x mais rápido no Affinity Photo quando comparado ao MacBook Pro de 13 polegadas com Core i7.
Renderização 3D até 10,9x mais rápida no Blender quando comparado ao MacBook Pro de 13 polegadas com Core i7.
Detecção de edição de cena até 9,8x mais rápida no Adobe Premiere Pro quando comparado ao MacBook Pro de 13 polegadas com Core i7.
O MacBook Pro de 14 polegadas apresenta uma CPU de 10 núcleos mais potente, com quatro núcleos de desempenho e seis núcleos de eficiência, e uma GPU de 10 núcleos mais rápida com a arquitetura gráfica mais avançada da Apple.
O modelo começa com 16 GB de memória unificada mais rápida com suporte para até 32 GB, junto com 120 GB/s de largura de banda de memória. Com o M4, o MacBook Pro é até 1,8x mais rápido do que o MacBook Pro de 13 polegadas com M1 para tarefas como edição de fotos em gigapixels, e cargas de trabalho ainda mais exigentes, como renderizar cenas complexas no Blender, são até 3,4x mais rápidas.
Créditos: Apple.
MacBook Pro com M4 Pro
Desempenho de renderização de cena até 4x mais rápido com Maxon Redshift quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Core i9.
Simulação até 5x mais rápida de sistemas dinâmicos no MathWorks MATLAB quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Core i9.
Chamada de base até 23,8x mais rápida para sequenciamento de DNA no Oxford Nanopore MinKNOW quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Core i9.
O M4 Pro apresenta uma CPU poderosa de 14 núcleos com 10 núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência para um salto no desempenho multicore, junto com uma GPU de até 20 núcleos que é duas vezes mais poderosa que o M4. Com o M4 Pro, o novo MacBook Pro obtém um aumento massivo de 75 por cento na largura de banda de memória em relação à geração anterior — o dobro de qualquer chip de PC AI.
O novo MacBook Pro com M4 Pro é até 3x mais rápido do que os modelos com M1 Pro, acelerando fluxos de trabalho como mapeamento geográfico, engenharia estrutural e modelagem de dados.
Créditos: Apple.
MacBook Pro com M4 Max
Desempenho de renderização de cena até 7,8x mais rápido com Maxon Redshift quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Intel Core i9.
Desempenho de compilação até 4,6x mais rápido ao compilar código no Xcode quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Intel Core i9.
Desempenho de processamento de vídeo até 30,8x mais rápido no Topaz Video AI quando comparado ao MacBook Pro de 16 polegadas com Intel Core i9.
O M4 Max traz uma CPU de até 16 núcleos, uma GPU de até 40 núcleos, mais de meio terabyte por segundo de largura de banda de memória unificada e um Neural Engine que é mais de 3x mais rápido que o M1 Max, permitindo que modelos de IA no dispositivo rodem mais rápido do que nunca.
Com o M4 Max, o MacBook Pro oferece até 3,5x o desempenho do M1 Max, superando cargas de trabalho criativas pesadas, como efeitos visuais, animação 3D e trilha sonora de filmes. Ele também suporta até 128 GB de memória unificada, para que os desenvolvedores possam interagir facilmente com LLMs que têm quase 200 bilhões de parâmetros. E com o poderoso Media Engine no M4 Max, que apresenta dois aceleradores ProRes, o desempenho do MacBook Pro é incrível, mesmo ao capturar vídeos ProRes de 4K120 fps com o novo iPhone 16 Pro e editá-los no Final Cut Pro.
Créditos: Apple.
Fonte: Apple.