DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Chefe de IA da Microsoft afirma ter divergências com Sam Altman

Mustafa Suleyman, chefe de IA da Microsoft, e Sam Altman, CEO da OpenAI, discordam sobre o cronograma, os recursos necessários e as definições em torno da inteligência artificial geral (IAG), refletindo a evolução das estratégias de IA.

Em declaração recente, Altman afirmou que a IAG pode ser alcançada com o hardware atual. No entanto, Suleyman, em entrevista ao podcast Decoder, do The Verge, expressou ceticismo, apontando que o hardware atual, como as GPUs da Nvidia, não é suficiente para o desenvolvimento da IAG e que a previsão para sua chegada pode se estender por até dez anos.

O executivo da Microsoft acredita que serão necessárias mais gerações de hardware, estimando de cinco a dez anos para alcançar os avanços necessários.

Suleyman explicou sua visão sobre IAG

Suleyman também fez questão de destacar a diferença entre IAG e o conceito da “singularidade” nas IAs;

Para ele, a IAG refere-se a sistemas que desempenham bem em ambientes de trabalho humanos, enquanto a singularidade é um conceito de autoaperfeiçoamento que ultrapassa a inteligência humana;

Suleyman rejeitou a ideia de que IAG, necessariamente, levaria à singularidade, enfatizando a importância de criar sistemas de IA úteis, responsáveis e práticos.

Sam Altman acredita que o surgimento da IAG está próximo, mas nem todo mundo concorda com ele (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Leia mais:

IA chegou no teto? Empresas do ramo buscam novos métodos de inovar

8 melhores IAs para resumir textos de forma rápida

IA do WhatsApp ou ChatGPT: qual é melhor?

Por outro lado, Altman ajustou sua visão, sugerindo que a IAG pode surgir mais cedo do que se espera, mas com impacto menor do que o inicialmente previsto. Ele acredita que a transição para a superinteligência será mais demorada e as preocupações com segurança apareceriam apenas nessa fase.

Essas divergências refletem as tensões entre Microsoft e OpenAI, com a gigante dos softwares tentando competir com os modelos da startup do ChatGPT. Apesar da apreensão, Suleyman considera essas diferenças naturais em qualquer parceria.

Mesmo com parceria no desenvolvimento da IA, executivos de Microsoft e OpenAI divergem em alguns pontos (Imagem: JRdes/Shutterstock)

O post Chefe de IA da Microsoft afirma ter divergências com Sam Altman apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box