EconomyFeaturedNewsTop Stories

ChatGPT ganha agente de IA capaz de realizar pesquisas mais complexas

A OpenAI anunciou ontem um novo agente de inteligência artificial para o ChatGPT chamado deep research (algo como “pesquisa profunda”), o qual foi criado para ajudar usuários a realizar pesquisas mais detalhadas e que pedem um maior nível de cuidado durante a coleta de informações.

Empurrado pelo modelo de raciocínio o3 (ainda não lançado, apenas a sua versão mini), ele consegue “pesquisar, interpretar e analisar grandes quantidades de texto, imagens e PDFs na internet”, bem como tomar decisões com base nas informações encontradas. No final, entrega um relatório completo, com direito a citações e um resumo do raciocínio por trás daquele trabalho.

Feito para ser usado em áreas como finanças, ciência, política e engenharia, o deep research foi treinado com base em tarefas do mundo real e aposta fortemente na linguagem de programação Python e em habilidades de navegação na web para entregar os seus resultados.

Para usar o deep research, basta clicar no botão dedicado ao agente presente na caixa de texto do ChatGPT e enviar um prompt normalmente com o tipo de relatório você deseja. Segundo a OpenAI, o recurso demora entre 5 e 30 minutos para oferecer uma resposta; enquanto isso, porém, é possível acompanhar todos os passos tomados pela IA em uma barra que aparece na lateral da tela.

Ainda de acordo com a empresa comandada por Sam Altman, nas próximas semanas o novo a gente será capaz de gerar imagens, visualizações de dados e outros recursos analíticos para tornar os relatórios ainda mais completos e claros — esteja você decidindo se deve comprar um certo modelo carro ou simplesmente reunindo informações relevantes para um projeto pessoal.

Deep research is built for people who do intensive knowledge work in areas like finance, science, policy & engineering and need thorough & reliable research.

It’s also useful for discerning shoppers looking for hyper-personalized recos on purchases that require careful research. pic.twitter.com/jTsjQfXNiz

— OpenAI (@OpenAI) February 3, 2025

Por mais avançado que seja, vale notar que o deep research ainda é suscetível a falhas como alucinações — algo comum para qualquer modelo de IA. Para contornar isso, a OpenAI está apostando fortemente na presença de citações e em recursos como a barra lateral supracitada, as quais dão ao usuário a chance de verificar a procedência das informações manualmente.

A OpenAI também avisa que o recurso tem dificuldade para distinguir rumores de fatos e às vezes falha em “transmitir incertezas com precisão”. Ele também pode cometer erros de formatação, especialmente no caso de citações.

A empresa começou a liberar o deep research hoje para usuários do plano Pro, que terão 100 créditos para usá-lo ao longo de um mês (número que deverá crescer com o tempo). Assinantes dos planos Plus e Team receberão a novidade no próximo mês, com usuários Enterprise sendo contemplados logo em seguida. Futuramente, ele também chegará de forma limitada para usuários gratuitos.

A OpenAI ainda está trabalhando para liberar o acesso ao recurso para usuários dos seguintes países e regiões: Reino Unido, União Europeia, Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça.

Facebook Comments Box