CEO do PlayStation acredita no equilíbrio entre toque humano e inteligência artificial
O CEO do PlayStation, Hermen Hulst, concedeu entrevista ao portal internacional BBC e comentou sobre a Inteligência Artificial na indústria dos games. De acordo com ele, os jogadores vão buscar dois tipos de experiência no futuro, uma inovadora com IA e outra com o toque humano.
A entrevista faz parte das celebrações de 30 anos do PlayStation, e Hermen Hulst deixou claro como a inteligência artificial tem o potencial de revolucionar o desenvolvimento de games. Nos últimos anos, a IA se torna mais presente na indústria gamer e maior parte dos grandes estúdios já utiliza a Inteligência Artificial, segundo pesquisa.
Para Hulst haverá uma demanda dupla na indústria gamer: “uma para experiências inovadoras com IA e outra para conteúdo bem pensado e feito à mão“, disse o CEO. Ainda segundo ele, será necessário encontrar um equilíbrio entre aproveitar a inteligência artificial e o toque humano.
CRÉDITOS: Sony/Divulgação
Eu suspeito que haverá uma demanda dupla na indústria gamer: uma para experiências inovadoras com IA e outra para conteúdo bem pensado, feito à mão. Encontrar o equilíbrio certo entre aproveitar a IA e preservar o toque humano será crucial.
Hermen Hulst – CEO PlayStation
Inteligência Artificial deve fazer parte do futuro do PlayStation
Pelas palavras de Herman Hulst, a inteligência artificial fará parte do futuro do PlayStation. Na realidade, a IA já está presente de forma expressiva na indústria. Muitos estúdios utilizavam ferramentas de IA para realizar provas de conceito, prototipação, criação de assets e etc.
Mesmo assim, existem muitas dúvidas em relação ao impacto da IA na criação dos jogos, seja na criatividade das experiências ou em relação a manutenção de empregos. Com a indústria passando por uma fase com muitos cortes de funcionários, é normal os devs se preocuparem com o assunto.
Sony/Reprodução
Gamers passam mais tempo assistindo a games do que jogando, aponta pesquisa
Jogos de PlayStation por menos de R$ 10 na Promoção de aniversário de 30 anos
Monster Hunter Wilds tem 20 minutos de gameplay divulgado; confira
Inclusive, a presença de inteligência artificial já gera muitas brigas, principalmente no segmento de dubladores/atores. Greves e muitas discussões tentam encontrar formas de utilizar a IA de forma segura. Mesmo assim, CEOs como o do PlayStation tendem a parecer bem animados com as possibilidades da Inteligência Artificial.
Fonte: VGC