CEO da AMD confirma que RDNA 4 chega no início de 2025
Desmentindo rumores sobre possíveis adiamentos, a CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que a primeira GPU RDNA 4 chega no início de 2025. A executiva não ofereceu uma janela mais precisa de lançamento, mas a informação parece indicar que realmente teremos um anúncio durante a CES 2025 – em janeiro.
A fala de Su veio durante a última conferência da AMD para investidores, onde a companhia falou de seus ganhos para o Q3 de 2024. Apesar da queda vertiginosa em rendimentos do segmento “gaming” – onde se inserem as GPUs Radeon – a chefe da AMD falou sobre a próxima geração RDNA:
“Na parte de gráficos para jogos, a renda caiu no ano a ano, conforme preparamos nossa transição para a próxima geração de GPUs Radeon baseadas na nossa arquitetura RDNA 4”, declarou Su aos investidores. “Além de uma forte melhoria em performance para jogos, a RDNA 4 entrega performance para ray tracing significativamente maior e adiciona novas capacidades para IA. Nós estamos no rumo para lançar as primeiras GPUs RDNA 4 no início de 2025.”
AMD/Reprodução
Infelizmente não temos datas específicas, mas podemos afirmar agora que a primeira Radeon RX 8000 chega antes de março.
RDNA 4 chega junto, mas não compete com RTX 50
A próxima geração de placas de vídeo da AMD, baseadas na arquitetura RDNA 4, devem ser um lançamento curioso para a companhia. Recentemente, a fabricante declarou que essa será a geração de GPUs “mais forte já feita pela empresa”. No entanto, em outra oportunidade, representantes da AMD confirmaram também que as placas Radeon RX 8000 não vão competir no segmento high-end.
Foto: Divulgação/AMD
Mais sobre GPUs AMD Radeon:
AMD confirma não priorizar GPUs topo de linha na série Radeon 8000
AMD: “próxima geração de GPUs será a mais forte já feita pela empresa”
GPUs AMD Radeon RX 8000 podem ter sido adiadas
Dessa forma, se de fato a empresa fizer o anúncio de suas primeiras placas RDNA 4 na CES 2025, devemos ter sua confirmação oficial no mesmo evento em que serão apresentadas as RTX 50. No entanto, os modelos da AMD devem focar no custo x benefício, enquanto as GPUs Blackwell da NVIDIA vão buscar se destacar como opções de performance (e preço) mais avançados.
Via: VideoCardz