DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Celular Seguro: como vai funcionar o aviso pelo WhatsApp de celular roubado

Celular Seguro será atualizado nesta semana para enviar mensagens para aparelhos roubados ou furtados, tanto por SMS quanto por WhatsApp, solicitando que seja devolvido, de acordo com a CNN. A nova aposta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem como objeto reduzir a receptação de celulares perdidos.

O recurso vai utilizar o IMEI do aparelho, um identificador único presente em cada dispositivo, para fazer o envio das mensagens, ainda que esteja com outro chip.

Caso o celular esteja registrado como furtado ou roubado, serão enviadas mensagens para o aparelho pedindo a devolução do aparelho na delegacia mais próxima, e que quem está utilizando o telefone regularize sua situação com a Polícia Civil.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para que as mensagens sejam enviadas, o usuário deve deixar o celular modo de recuperação, em que a linha telefônica é bloqueada junto de contas vinculadas de instituições parceiras, como bancos.

Essa opção não desativa o IMEI. Porém, caso a vítima opte pelo modo de bloqueio total, as mensagens não serão enviadas, uma vez que o bloqueio do identificador impede a conexão do celular com as redes móveis de operadoras.

Cabe ressaltar que a opção para enviar alertas pelo WhatsApp é aguardada desde o ano passado.

Celular Seguro

O aplicativo Celular Seguro (Android | iOS) é uma iniciativa do Governo Federal, lançado pelo MJSP em dezembro de 2023 com o objetivo de bloquear o celular roubado, furtado ou perdido, restringir o uso da linha telefônica e impedir o acesso à apps de banco.

Basta o usuário baixar o app, fazer login com a conta Gov.br e cadastrar as informações do seu aparelho, como número da linha e IMEI. Também é possível indicar pessoas de confiança que podem registrar uma ocorrência em seu nome.

Se o celular for furtado, acessando o app o usuário consegue bloquear seu celular e aplicativos bancários, e registrar ocorrência diretamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para o bloqueio do IMEI, impedindo o funcionamento de qualquer chip no celular. 

Veja também:

VÍDEO: Smartwatches são confiáveis? O monitoramento cardíaco dos relógios inteligentes funciona mesmo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box