EconomyNewsTop Stories

Carros elétricos: duas gigantes tentam aparecer no retrovisor da Tesla

Nos últimos anos, a Ford Motor Company tentou se posicionar como a segunda maior fabricante de veículos elétricos (EVs) nos EUA, superando a General Motors (GM) com o lançamento do Mustang Mach E. A líder no país, lembrando, é a Tesla.

No entanto, uma matéria do New York Times analisa como a dinâmica do mercado mudou, com a GM começando a ver um aumento nas vendas de seus modelos elétricos, resultado de grandes investimentos em baterias e novas fábricas.

Apesar de as vendas da Ford, que incluem a picape F-150 Lightning e a van Transit, ainda serem sólidas, a empresa está enfrentando perdas significativas, acumulando US$ 3,7 bilhões nos primeiros nove meses de 2023.

Prejuízo com EVs foi significativo na Ford

Recentemente, a Ford reportou uma perda de US$ 1,2 bilhão em sua divisão de veículos elétricos, enquanto sua receita geral aumentou 5% para US$ 46,2 bilhões.

Porém, o lucro total da empresa caiu 24% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, refletindo problemas com custos de produção, garantias e a estratégia de veículos elétricos.

Em contrapartida, a GM anunciou um lucro de US$ 3 bilhões no mesmo período e espera que seus modelos elétricos comecem a gerar lucros variáveis até o final do ano.

A diferença nas abordagens das duas montadoras em relação à tecnologia elétrica tem sido significativa. A Ford desenvolveu rapidamente o Mach E e a Lightning, utilizando baterias de fornecedores como a LG e a SK On. Contudo, após um início promissor, a demanda esfriou, levando a cortes de produção e preços.

O Mustang Mach E elevou as vendas da Ford no mercado de veículos elétricos eu seu lançamento, mas sua demanda esfriou com o tempo – lmagem: Roschetzky Photography / Shutterstock.com

Leia também:

Afinal, a bateria dos carros elétricos ‘vicia’? Precisa carregar todos os dias?

Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

O que acontece com carro elétrico em climas extremos?

A GM, por outro lado, adotou uma estratégia mais cautelosa, inicialmente focando no Chevrolet Bolt e desenvolvendo um sistema de baterias modular que permitiu economias de escala. Isso resultou na produção de diversos modelos elétricos, aumentando suas vendas.

No terceiro trimestre, a GM vendeu mais de 32 mil veículos elétricos, superando a Ford em cerca de 8.600 unidades. A Ford planeja otimizar suas operações e iniciar a produção de baterias em Michigan, o que pode torná-las elegíveis para créditos fiscais.

A empresa também está trabalhando em novos modelos acessíveis e aprimorando suas operações elétricas, buscando recuperar terreno no competitivo mercado de veículos elétricos.

GM foi paciente para conquistar seu espaço e conseguiu elevar vendas de carros elétricos nos últimos meses (Imagem: Linda Parton/Shutterstock)

O post Carros elétricos: duas gigantes tentam aparecer no retrovisor da Tesla apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box