Carros da Mercedes com IA avisarão motoristas sobre “restaurantes ruins”
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos carros, e tem como principais funções auxiliar os motoristas a escolher o caminho com menos trânsito, avisar sobre objetos ou pessoas na pista e, até mesmo, dar a previsão do tempo do local de destino. A Mercedes-Benz, após firmar parceria com o Google, resolveu ir além do trivial.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como a inteligência artificial opera em carros autônomos? Quanto custa um Mercedes-Benz?
A marca premium alemã informou, em comunicado oficial, que os novos recursos de conversação integrados ao MBUX Virtual Assistant, moderno sistema de navegação da marca, permitem que a IA emita opiniões sobre restaurantes ruins — claro, se for perguntada sobre isso pelo usuário.
O Automotive AI Agent do Google Cloud “guardará as conversas na memória” para facilitar futuras interações do usuário e, assim, não ter que pesquisar novamente pelas mesmas informações fornecidas previamente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Os usuários podem conversar naturalmente com o Assistente Virtual e obter respostas para perguntas como: “Você poderia me guiar até o restaurante fino mais próximo para uma experiência culinária única?”. Os usuários também podem fazer perguntas de acompanhamento, como: “O restaurante tem boas avaliações?” ou “Qual é o prato exclusivo do chef?” e o Assistente Virtual MBUX pode responder com informações precisas e atualizadas”, explicou a marca.
What if you can have human-like conversations with your vehicle?
That’s now possible with our MBUX Voice Assistant and AI-driven knowledge feature – providing accurate and up-to-date answers to a wide range of questions. pic.twitter.com/i8vN6A8LNk
— Mercedes-Benz (@MercedesBenz) January 10, 2025
“Crítico” de restaurante chegará aos novos Mercedes em 2025
O “crítico” de restaurante embutido no Assistente Virtual MBUX chegará aos carros da Mercedes ainda em 2025, inicialmente aos modelos da linha CLA. Segundo a marca alemã, os recursos do Google poderão ser incorporados a outras famílias de carros em breve.
“Nossa parceria com o Google Cloud aprimorará ainda mais a navegação no carro, combinando dados de localização sofisticados com IA generativa”, comemorou Ola Källenius, CEO da montadora. “Nosso novo Automotive AI Agent ajudará os motoristas a navegar e pesquisar com assistentes de bordo, para que essas interações sejam mais naturais e úteis”, completou Sundar Pichai, CEO do Google.
Leia também:
Mercedes-Benz | Conheça o lineup de carros elétricos da montadora no Brasil Qual Mercedes-Benz elétrico vale mais a pena? Mercedes cria tinta mágica que dá 30 km extras de autonomia aos carros elétricos
VÍDEO: CARRO COM DRONE | CES 2025
Leia a matéria no Canaltech.