DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Carro voador irá da Faria Lima a Guarulhos em menos de 15 minutos

Imagine cruzar a cidade de São Paulo pelo ar em poucos minutos. Essa é a proposta da Embraer, que apresentou nesta terça-feira (8) seu veículo elétrico de decolagem vertical (eVTOL), desenvolvido pela Eve Air Mobility, em evento realizado pelo Bradesco BBI.

A expectativa é de que o veículo faça o trajeto entre a Avenida Faria Lima, em São Paulo, e o Aeroporto de Guarulhos em cerca de 13 minutos, conforme o Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Eve, Luís Carlos Affonso.

O executivo contou que o eVTOL terá autonomia de até 100 quilômetros por carga, alcance que a empresa considera ideal para deslocamentos urbanos. O modelo também será capaz de decolar e pousar automaticamente, o que deve reduzir custos com treinamento de pilotos e aumentar a eficiência operacional.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Movido por propulsão elétrica, o veículo utiliza motores duplos, garantindo propulsão, alto desempenho, segurança e menor custo operacional. Outra vantagem desse tipo de veículo é o uso de energia limpa e a redução de ruídos, o que torna a proposta sustentável.

Protótipo em tamanho real do eVTOL da Eve
O eVTOL da Eve terá autonomia de até 100 quilômetros por carga

Carro voador deve começar operações em 2026

A Eve revelou, no ano passado, o primeiro protótipo em tamanho real do seu carro voador. Na ocasião, a subsidiária afirmou que planejava produzir 2,9 mil eVTOLs

Segundo informações apresentadas pela Embraer durante o evento, o carro voador tem previsão de iniciar as operações em 2026 e já possui 2,8 mil unidades reservadas por 28 clientes espalhados por 9 países diferentes. A expectativa é de que o eVTOL gere US$ 14 bilhões em receita líquida caso esses pedidos sejam concluídos.

Muitas companhias estão apostando nesta nova modalidade de veículos elétricos. Na Austrália, a AMSL Aero apresentou a Vertiia, que usa tecnologias de carros da Fórmula 1 e promete alcançar 300 km/h.

Já outro carro voador que entrou em destaque nas últimas semanas foi o Alef Model A, da startup Alef Aeronautics.

Vídeo: O que falta para termos carros voadores?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box