Carro elétrico vendido no Brasil leva nota zero em teste de colisão
É normal que os carros passem por uma série de testes de segurança. E existem várias empresas que realizam estes experimentos para garantir que os modelos estejam dentro dos padrões de segurança estabelecidos.
Mas não foi exatamente o que aconteceu com o Neta Aya. O hatch elétrico recebeu nota zero no teste de impacto realizado pela Asean NCAP, entidade equivalente ao Latin NCAP, mas para carros nos mercados da Ásia e Oceania.
Resultados foram preocupantes
Vendido em Tailândia, Brunei, Malásia e Indonésia, o modelo não pontuou em colisão frontal, apresentando proteção ruim para cabeça, pescoço, peito e perna. Segundo a entidade, após uma colisão a 64 km/h a coluna A e o volante do carro se deslocaram de suas posições.
Outro zero obtido foi na prova de atropelamento de motociclistas. No entanto, o Neta Aya conseguiu alguns pontos para proteção de ocupantes adultos proteção de ocupantes infantis e sistemas de assistência de segurança.
A pontuação geral foi de 28,55 pontos, composta por 7,89 pontos em proteção de ocupantes adultos (AOP), 13,51 pontos em proteção de ocupantes infantis (COP), 7,14 pontos em sistemas de assistência à segurança (SA) e 0,00 pontos para segurança de motociclistas.
Para o Asean NCAP, o hatch elétrico oferece risco aos ocupantes por ter “estrutura de carroceria fraca” e “sistema de retenção comprometido”. A versão testada tem equipamentos similares ao da versão básica que será oferecida no Brasil, com dois airbags, freio ABS e controle de estabilidade.
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O Neta Aya é o modelo de entrada da chinesa Neta Auto no Brasil e custará R$ 128.900.
Esta é a versão mais barata da montadora, que acabou de iniciar suas operações no país.
Ele tem 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.
A bateria de 40,7 kWh garante uma autonomia de 263 km.
O carro tem 4,07 metros de comprimento e 2,42 metros de entre eixos.
A montadora não se pronunciou sobre os resultados do teste e nem mesmo sobre possíveis impactos do fraco desempenho pensando na chegada do modelo ao Brasil.
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