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Carro elétrico recebe nota máxima em segurança

O BYD Dolphin Plus, hatch elétrico da fabricante chinesa, recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, principal autoridade em avaliação de segurança automotiva na América Latina. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (17) e coloca o modelo como o primeiro elétrico e também o primeiro veículo de uma fabricante chinesa a alcançar a nota máxima no teste.

Os testes do Latin NCAP simulam colisões com barreiras de diferentes tipos para medir a resistência e eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras. As notas atribuídas variam de zero a cinco estrelas, sendo que um desempenho superior reflete maior proteção para motorista e passageiros em caso de acidentes.

(Imagem: LATIN NCAP)

Equipamentos de segurança do BYD Dolphin Plus

O Dolphin Plus se destacou pelos equipamentos avançados de segurança que traz de série. O modelo conta com sete bolsas de airbag (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistemas de assistência à condução (ADAS), que incluem tecnologias como frenagem autônoma de emergência e detecção de ponto cego.

Nos testes, o hatch obteve os seguintes resultados:

92,6% de proteção para ocupante adulto;

93,1% de proteção para ocupante infantil;

77% de proteção para pedestres;

85% para os sistemas ADAS.

(Imagem: LATIN NCAP)

Testes realizados no BYD Dolphin Plus

O BYD Dolphin Plus, que é comercializado no Brasil por R$ 184.800, passou por uma série de avaliações, incluindo:

Impacto frontal;

Impacto lateral;

Impacto lateral de poste;

Teste de chicotada cervical;

Proteção de pedestres;

Teste de controle de estabilidade (ESC);

Frenagem autônoma de emergência (AEB) com identificação de pedestres;

Testes de frenagem autônoma em cenários urbanos e rodoviários;

Detecção de ponto cego.

De acordo com o Latin NCAP, “o Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal”. A entidade também destacou a boa proteção geral no impacto lateral e os sistemas avançados de assistência como diferenciais positivos.

(Imagem: LATIN NCAP)

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Possíveis melhorias

Apesar da nota máxima, o Latin NCAP indicou que o modelo ainda possui pontos de melhoria. “A proteção passiva para pedestres poderia ser melhorada, mas combinada com o AEB VRU (Sistema Autônomo de Frenagem para Vulneráveis) apresentou bons resultados”, afirmou o relatório.

Além disso, o desempenho do alerta de saída de faixa (LSS) e do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não foi considerado suficiente para pontuação adicional. Também foi ressaltada a ausência do Sistema de Sinalização de Auto Socorro (SAS) com configurações manuais.

Exclusividade do modelo

Vale destacar que o resultado dos testes é válido apenas para a versão Dolphin Plus. O modelo básico, vendido a partir de R$ 159.800, e a versão Dolphin Mini não foram avaliados pelo Latin NCAP nesta rodada de testes.

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