DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Carregar iPhone no micro-ondas e mais 4 besteiras que as pessoas acreditaram

Talvez seja difícil de acreditar que a Internet já foi um ambiente divertido considerando as coisas que viralizam em 2025, mas houve uma época em que as pessoas acreditaram que era possível recarregar a bateria do iPhone colocando o celular no micro-ondas. A piada se chamava “Apple Wave” e foi só uma das clássicas pegadinhas que envolviam fãs que acreditavam demais na Apple e no que se dizia nas redes sociais.

Dando um desconto para quem explodiu a cozinha nos anos 2010, essas brincadeiras contavam com banners extremamente bem-feitos e eram repercutidos em fóruns como o 4chan, tinham vídeos “tutorial” no YouTube e anúncios falsos que pareciam saídos direto do marketing da Apple.

Neste espírito de nostalgia tecnológica, reunimos algumas as maiores furadas que convenceram usuários de iPhone a fazer coisas absurdas com seus aparelhos. É bom destacar já de início que nenhuma dessas histórias terminou com o iPhone funcionando melhor depois da “dica”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Carregar o iPhone no micro-ondas: o “Apple Wave”

Em 2014, com o lançamento do iOS 8, circulou uma campanha falsa chamada Apple Wave, que prometia um novo e revolucionário recurso: a capacidade de carregar seu iPhone usando ondas de micro-ondas.

Segundo os anúncios — feitos com a mesma estética limpa e moderna dos materiais da Apple — bastava colocar o iPhone no micro-ondas da sua cozinha por 60 segundos para ele começar a carregar sozinho. O truque era atribuído a um tal “RF chip” que supostamente convertia ondas em energia.

A ideia era absurda desde o começo, já que colocar metal e bateria de lítio no micro-ondas é uma péssima ideia. Mesmo assim, algumas pessoas caíram — e queimaram seus aparelhos no processo. A coisa ficou tão séria que a polícia de Los Angeles teve que fazer um alerta oficial no Twitter avisando que se tratava de uma farsa perigosa. Um misto de fé cega na Apple com falta de noção física básica.

2. iOS 7 tornou o iPhone à prova d’água

O primeiro iPhone com algum nível de resistência a água só foi lançado oficialmente pela Apple em 2016, mas em 2013, vários usuários de aparelhos da Maçã mergulharam seus celulares na água depois de atualizar o sistema para o iOS 7. Como uma mudança no software de um celular poderia causar um upgrade no hardware, não sabemos, mas muitas pessoas caíram na pegadinha sem parar para pensar nesse paradigma.

Para fazer a história ficar mais crível, os criadores disseram que o novo iOS vinha com “tecnologia de desativação de circuitos ao contato com água”. O que a Apple fez naquela edição do sistema foi, na verdade, uma grande reformulação visual na interface.

Sendo assim, os iPhones atualizados continuavam tão vulnerável à água quanto um pão francês. E muitos aparelhos foram parar no lixo porque seus donos acreditaram na “novidade”. O golpe foi tão bem feito que a grande mídia internacional (ABC News e The Guardian) noticiou o estrago.

3. Furadeira no iPhone para revelar o “jack secreto”

Em 2016, a Apple o iPhone 7 sem entrada para fones de ouvido, e o mundo não estava preparado para isso. Indignado, o YouTuber TechRax, famoso por destruir gadgets por diversão, fez um vídeo “tutorial” ensinando a desbloquear o “conector escondido” com uma furadeira.

Sim, ele literalmente prende o iPhone numa morsa e faz um buraco na lateral, dizendo que assim é possível usar fones de 3,5 mm. O vídeo era claramente uma sátira, mas o internauta da época era claramente mais inocente, e alguns espectadores levaram a sério.

Nos comentários, usuários afirmavam que tinham furado o iPhone e agora ele não ligava mais. Se eram trolls ou vítimas reais, não sabemos. Mas o caso ganhou tanta repercussão que veículos como a BBC e o Snopes publicaram alertas para dizer o óbvio: não fure seu celular com uma furadeira. 

Assista ao vídeo que causou toda essa discórida:

 

4. Bendgate é feature, não é bug!

Quando o iPhone 6 e 6 Plus foram lançados em 2014, usuários começaram a perceber que os aparelhos estavam amassando, entortando, ou quase dobrando. E não era uma metáfora. Bastava colocar o celular no bolso da calça justa por algumas horas e resolver sentar em algum lugar para transformá-lo em uma parábola. 

O caso ficou conhecido como #Bendgate e virou piada na internet e, até aqui, tudo era realidade. Mas usuários do 4chan decidiram “abraçar” o problema e lançar a teoria de que aquilo não era um defeito, mas uma feature oculta.

A ideia? Dizer que o iPhone tinha um “modo curvatura” que otimizava o encaixe na mão ou no rosto. Outros foram mais longe e sugeriram que, com pressão suficiente, o celular revelaria um “modo oculto de tela destacável”. Teve gente tentando dobrar o iPhone de propósito, acreditando na balela.

Os celulares realmente eram frágeis e dobravam, mas era bug sim, nada de feature (Imagem: Reprodução/Android Authority)

5. Hairgate: o iPhone que depilava

Esse foi mais meme que desastre, mas ainda assim é digno de nota. Pouco depois do lançamento do iPhone 6, começaram a pipocar reclamações de que o aparelho estaria puxando fios de cabelo e barba.

Segundo os relatos, o vão entre o vidro frontal e o corpo de alumínio estaria funcionando como uma mini pinça. Usuários alegavam que fazer uma ligação ou deslizar o iPhone no rosto resultava numa pequena sessão de depilação surpresa.

Apesar de nunca ter sido reconhecido oficialmente pela Apple, o #Hairgate apareceu em blogs e jornais como The Guardian, e virou motivo de piada no Twitter. Teve até gente propondo que o iPhone viesse com “escova de sobrancelha integrada”. 

Hairgate estampado no periódico britânico The Guardian (Captura/The Guardian)

Leia mais no Canaltech

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box