EconomyNewsTop Stories

Capacidade para CoWoS da TSMC vai dobrar em 2024 e 2025, mas ainda não alcança demanda

A TSMC afirmou durante uma reunião com investidores que sua capacidade de produzir com a avançada tecnologia CoWoS vai dobrar em 2024. Não só isso, essa capacidade vai dobrar novamente em 2025, segundo a empresa. Porém, mesmo depois desse aumento, a demanda dos clientes vai continuar maior do que a produção da fabricante.

A fabricante taiwanesa de semicondutores não ofereceu números concretos sobre sua produção em CoWoS, mas o site Money DJ afirma ter informações privilegiadas. Eles alegam que a capacidade de fabricar com a tecnologia deve alcançar entre 35.000 e 40.000 wafers em 2024. Dessa forma, esse número chegaria a 80.000 em 2025.

Especulações anteriores estimavam que a capacidade para CoWoS da TSMC iria desacelerar seu crescimento em 2026, alcançando de 100.000 a 120.000 wafers naquele ano. Porém, a forte demanda dos clientes que ainda não terá sido alcançada pode ter feito com que a empresa impulsionasse seus investimentos. Assim, há novas estimativas de 140.000 a 150.000 wafers em 2026.

Fonte: TSMC

Enquanto luta para alcançar a demanda de seus muitos clientes, a TSMC ainda lida com pequenas margens de lucro em tecnologias avançadas de “empacotamento” de chips. Aparentemente, esses processos entregam margens menores do que a média para a companhia, mas os números estariam continuamente melhorando para a TSMC, por isso a empresa julga que compensa o investimento.

TSMC precisa expandir sua produção para não perder clientes

A pressa da TSMC para ampliar sua capacidade de produção em CoWoS vem da preocupação em perder contratos de grandes clientes. As maiores empresas de tech do mundo trabalham com a fabricante taiwanesa devido à sua produção avançada de chips, mas suas parceiras não vão querer esperar numa “fila” para obter suas encomendas.

Notícias relacionadas:

TSMC cobrará mais de $30 mil por wafer de seu processo 2nm

AMD busca novos fornecedores de CoWos por grande demanda pela TSMC

NVIDIA pode usar outras fábricas para suas GPUs além da TSMC, “se necessário”

Existem rumores de que a AMD já busca alternativas, enquanto o CEO da NVIDIA declarou abertamente que sempre vai existir a possibilidade de buscar novas parcerias, caso seja necessário. Porém, é interessante lembrar que o executivo destacou nessa mesma fala que considera a TSMC a melhor fabricante de chips da atualidade, por uma grande margem.

Fonte: TechPowerUp

Facebook Comments Box