Câncer: EUA querem rótulos com aviso de risco de doença em bebidas alcoólicas
Na sexta-feira (3), o cirurgião-geral e principal porta-voz do governo dos Estados Unidos para questões de saúde pública, Vivek Murthy, enfatizou a necessidade de que bebidas alcoólicas tenham rótulos avisando sobre seu potencial para câncer.
O alerta é ponto de partida importante para regularizar o setor, assim como já vemos com o tabaco, relembra a Exame.
Em comunicado oficial, o médico disse que “a relação direta entre o consumo de álcool e o risco de câncer está bem estabelecida para pelo menos sete tipos da doença, independentemente do tipo de bebida consumido (cerveja, vinho ou destilados)”.
Relação entre câncer e bebidas alcoólicas
O relatório aponta que cerca de 100 mil casos de câncer e 20 mil mortes por ano nos EUA estão ligados ao consumo de álcool;
Ainda segundo Murthy, a bebida representa a terceira causa mais comum de câncer evitável por lá, e fica atrás somente do tabaco e da obesidade;
O mercado financeiro foi abalado por este anúncio, com as ações de empresas de bebidas alcoólicas, como Diageo, Pernod Ricard, Anheuser-Busch InBev e até a Heineken, registrando queda de até 3% após o comunicado ter sido publicado;
Em resposta ao conselho do médico, o Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS, na sigla em inglês) citou relatório recente da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina: “Os atuais avisos de saúde em produtos alcoólicos já informam há muito tempo os consumidores sobre os riscos potenciais do consumo de álcool”, frisou a vice-presidente de ciência do DISCUS, Amanda Burger.
Voltando ao relatório estadunidense, são sete os tipos principais de câncer ligados ao álcool:
Mama;
Garganta;
Fígado;
Esôfago;
Boca;
Laringe;
Cólon.
As recomendações atuais nos EUA são de duas doses ou menos por dia para homens e uma dose ou menos por dia para mulheres. Contudo, o médico aconselha que esse padrão seja reavaliado. Ele ainda aborda várias ações para abordar a questão, como uma atualização nos rótulos de advertência existentes, pois, desde 1988, focam apenas nos riscos durante a gravidez e na operação de máquinas.
O comunicado também propõe ampliação de iniciativas educativas sobre os riscos de contrair câncer, intensificação de triagens médicas visando identificar consumo em excesso e ampliar o encaminhamento de pacientes para tratamento quando isso for necessário. Quem decidirá sobre uma eventual mudança no sistema é o Congresso dos EUA.
Mas há um porém: a poucos dias da destituição de Joe Biden do cargo de presidente dos EUA para a assunção de Donald Trump, Murthy deverá ser substituído por Janette Nesheiwat, indicada pelo presidente eleito.
Em contrapartida, Trump tem um histórico contrário às bebidas, visto que ele perdeu um irmão para o alcoolismo e não consome nada alcoólico, além de alertar acerca dos riscos do álcool.
Já o indicado dela para a Secretaria de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., costuma frequentar sessões do Alcoólicos Anônimos (AA) e se mostra à disposição para lutar contra a dependência química, algo que já enfrentou no passado.
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E no resto do mundo?
A declaração de Murthy foi baseada no relatório Global Status Report for Alcohol and Health da Organização Mundial da Saúde (OMS), que explica que o número de países que pedem avisos sobre saúde e segurança nos rótulos de bebidas alcoólicas subiu bem na década passada, indo de 31 em 2014 para 47 em 2018.
Mas não são só advertências para câncer que são exigidas em outras nações. Por exemplo, a África do Sul determina que tais produtos tenham avisos sobre riscos de seu consumo durante a gravidez, desde 2009.
A Coreia do Sul implementou, em 2016, avisos gráficos sobre seus danos à saúde. A Tailândia possui sistema abrangente de rotulagem, com vários alertas, desde 2010. Por último, desde 2013, a Turquia também possui advertências sobre os riscos.
Brasil
Por aqui, a regulação não é tão abrangente, apesar de que, em outubro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter implementado novas regras relacionadas a rotulagens nutricionais de alimentos e bebidas não alcoólicas, como os grandes avisos sobre teor de açúcar, glúten, etc. Isso porque as bebidas alcoólicas seguem sem nenhum tipo de exigência.
Na verdade, no caso delas, isso é opcional, sendo obrigatório apenas o valor nutricional de seus produtos.
Setor se preocupa com a economia
Além da possível mudança nos rótulos, as empresas de bebidas alcoólicas já vêm enfrentando problemas nos EUA. As vendas cresceram durante a pandemia de Covid-19, mas estão em descendência, somadas às possibilidades de aumento das taxas atuais.
Para Blake Droesch, analista da eMarketer, “os rótulos de advertência não serão um golpe mortal imediato para os fabricantes de bebidas alcoólicas, mas irão agravar as ameaças de longo prazo para a indústria”.
Além disso, existe a concorrência, por exemplo, da canábis, bem como uma tendência de diminuição no consumo por parte das pessoas mais jovens. O que vem proporcionando certo alento ao setor são as bebidas com menor teor alcoólico ou com ausência de álcool, como a Heineken 0.0, que obteve crescimento de dois dígitos em 16 países em 2024.
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