Câmera cinematográfica de GTA existe por conta de metrô “entediante”
Se você já jogou algum GTA na vida (ou até mesmo Red Dead Redemption), deve conhecer a “câmera cinematográfica”, que coloca ângulos bem diferentes e torna a locomoção mais dinâmica caso deseje. Agora, décadas depois, descobrimos o motivo pelo qual elas foram criadas.
De acordo com Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar que já compartilhou diversos segredos e easter eggs no passado, revelou que esse tipo de câmera foi inventado porque andar de trem em GTA era muito chato (e não era possível só cortar a cena para a próxima estação). Venha ver!
Câmera cinematográfica de GTA foi criada por outro motivo
Atualmente, você pode dirigir, andar de barco, voar e até mesmo andar de trem em GTA de uma maneira bem estilosa (e isso também se aplica em Red Dead Redemption quando cavalgando ou andando de carruagem) com as câmeras cinematográficas. Porém, tudo isso nasceu nas viagens de metrô de Grand Theft Auto 3.
When working on the train in gta3 I found riding it boring.
I considered letting the player jump ahead to the next station but this would cause streaming issues.
Instead, I made the camera switch between random viewpoints near the track. This made the ride more interesting.… pic.twitter.com/pcl0Kd5ewo
— Obbe Vermeij (@ObbeVermeij) January 7, 2025
Segundo Obbe Vermeij, pegar trens em GTA 3 era simplesmente… chato. O jogador deveria aguardar a próxima estação chegar enquanto a visão acompanhava o vagão, similar a qualquer outro veículo. E você pode se perguntar: por que só não cortar esse processo e colocar o personagem na próxima estação?
Por mais simples que pareça hoje em dia, isso não era algo viável em 2001 (ou até antes), já que estamos falando da era do PS2. Nas palavras de Vermeij, haveria “problemas de streaming” (de transmissão de dados e renderização), então a viagem deveria ser como é na vida real: esperar o trem chegar à estação.
E, como você deve imaginar, a monotonia era grande. Foi aí que surgiu a ideia de colocar câmeras em diversos ângulos para tornar a viagem mais dinâmica. A ideia foi tão bem aceita entre os devs que, posteriormente, também ganhou espaço como a “câmera de roda” em carros.
Esse sistema se manteve intacto em GTA Vice City, mas a ideia evoluiu em San Andreas e se tornou o sistema de câmeras dinâmicas e mais cinematográficas que temos atualmente. E você, imaginaria que a ideia surgiu assim?
Fonte: Obbe Vermeij/Twitter