DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Call of Duty confirma conteúdo gerado por IA

A Activision confirmou oficialmente o uso de inteligência artificial (IA) na criação de conteúdo para os jogos da franquia Call of Duty. A informação foi divulgada na página do jogo Black Ops 6 na Steam, onde a empresa menciona o uso de ferramentas de IA generativa para desenvolver alguns ativos do jogo.

Nos últimos meses, jogadores identificaram indícios de que a tecnologia poderia estar sendo utilizada. Jogadores apontaram imagens promocionais de cosméticos exibindo personagens com seis dedos e Calling Cards com traços característicos de IA como alguns dos exemplos. Apesar dessas suspeitas, a empresa não havia se pronunciado até agora.

Activision has now confirmed some in game content in Call of Duty is AI generated.

“Our team uses generative AI tools to help develop some in game assets,” Activision says as part of a required disclosure on Steam. pic.twitter.com/YJ3Yebd2wc

— CharlieIntel (@charlieINTEL) February 25, 2025

O comunicado da Activision não detalha quais elementos do jogo a equipe desenvolveu com IA, nem se aplicará essa tecnologia a outros títulos da franquia. No entanto, a confirmação alimenta debates sobre o impacto da IA no desenvolvimento de jogos e a qualidade dos conteúdos gerados.

Leia mais

Teaser de novo Tony Hawk é visto em mapa de Call of Duty: Black Ops 6

As Tartarugas Ninja chegam a Call of Duty

Electronic Arts perdeu as chances de ter Guitar Hero, Call of Duty e a Blizzard

Call of Duty adota IA e gera discussões

O uso de inteligência artificial na indústria de jogos cresce como uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento. Entretanto, a adoção dessa tecnologia por alguns estúdios de grande porte, como a Activision, levanta questionamentos sobre transparência e controle de qualidade.

Call of Duty é uma das franquias mais lucrativas do setor dos games, com equipes numerosas envolvidas na criação de cada um dos títulos. A revelação do uso de IA reforça a necessidade de esclarecimentos sobre como essa tecnologia afeta o design e a experiência dos jogadores.

Divulgação/Activision Blizzard

Assim, recentemente, a própria Microsoft confirmou que fará uso da inteligência artificial na produção e desenvolvimento de jogos. Dessa forma, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que o Muse estará presente em títulos futuros do Xbox e poderá revolucionar o processo de desenvolvimento de games.

Além disso, especialistas apontam que o uso de IA pode impactar a criatividade e originalidade dos jogos. Entretanto, a falta de detalhes sobre sua aplicação específica reforça dúvidas da comunidade sobre a influência dessa tecnologia na franquia, mas possivelmente a descoberta disso ocorrerá apenas no futuro.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box