Calendário PIS/PASEP 2025: veja quando o saque do abono salarial será liberado
O saque do abono salarial de 2025 vai começar em fevereiro e estará disponível até o fim do ano, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir do próximo mês, o pagamento poderá ser retirado por quem trabalhou por, pelo menos, 30 dias em 2023.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Pix em 2024 teve novas regras e pagamento por aproximação: relembre 7 novidades Abono Salarial | Como saber se eu tenho direito ao PIS
A seguir, tire as seguintes dúvidas:
Qual é o calendário do PIS/PASEP de 2025? Quem pode sacar o abono salarial em 2025? Como verificar quem tem direito ao abono salarial? Como o pagamento do abono salarial é feito Qual o valor do abono?
Qual é o calendário do PIS/PASEP de 2025?
Segundo o MTE, o pagamento do abono salarial será dividido pelo mês de nascimento dos beneficiários. Veja a tabela do PIS/PASEP 2025:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nascidos em janeiro: a partir de 17 de fevereiro;
Nascidos em fevereiro: a partir de 17 de março;
Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril;
Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio;
Nascidos em julho e agosto: a partir de 16 de junho;
Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho;
Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto.
Os trabalhadores têm até 27 de dezembro de 2025 para sacar os valores.
Quem pode sacar o abono salarial em 2025?
É preciso atender aos seguintes requisitos para receber os valores:
Ter trabalhado na iniciativa privada ou no serviço público formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com uma remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00); Ter sido informado pelo empregador na RAIS até o dia 15 de maio de 2024 e no eSocial até o dia 19 de agosto de 2024.
Como verificar quem tem direito ao abono salarial?
O ministério vai liberar a consulta ao abono salarial em 5 de fevereiro de 2025 pelo app Carteira de Trabalho Digital, portal Gov.br ou pela Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158).
Como o pagamento do abono salarial é feito
O abono salarial é feito de duas formas. Para trabalhadores da iniciativa privada, o saque deve ser feito na Caixa Econômica Federal (CEF) por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital, caso o trabalhador possua uma dessas contas.
Também é possível fazer a retirada em agências do banco, lotéricas, terminais de autoatendimento e demais meios de pagamento da instituição financeira.
Já os servidores públicos devem fazer a retirada no Banco do Brasil, seja na conta corrente ou através das agências.
Vale ressaltar que o saque deve seguir o calendário estipulado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Qual o valor do abono?
O pagamento do abono salarial varia conforme os meses trabalhados em 2023 e pode chegar a até a um salário mínimo.
Confira outras matérias do Canaltech:
Como tirar o comprovante de inscrição do PIS | Guia Prático Como saber o número do PIS pelo CPF | 7 opções Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP e NIT?
VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?
Leia a matéria no Canaltech.