Caí em golpe na Black Friday. O que fazer?
A Black Friday é um período muito interessante para compras, mas também pode deixar muitos consumidores expostos a fraudes financeiras. O Canaltech conversou com uma especialista para informar como você deve proceder caso tenha caído em um golpe online.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é e quando começa a Black Friday 2024? Como evitar golpes com Pix durante as compras na Black Friday 2024
O que fazer se cair em um golpe na Black Friday?
Primeiramente, é necessário identificar qual é a fraude: existem golpes pelo Pix, por comprar um produto e não recebê-lo ou por clonagem por cartão, por exemplo. Depois disso, a advogada especialista em direito digital e proteção de dados Antonielle Freitas explica as etapas seguintes.
1. Comunique os bancos
No caso de um golpe pelo Pix ou clonagem de cartão, é necessário entrar em contato com o banco ou instituição financeira responsável o quanto antes. Use os canais oficiais de atendimento, registre o maior número de informações possíveis e peça pelo bloqueio cautelar do valor transferido.
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Pela lei, os bancos precisam analisar o pedido e trazer uma resposta em até sete dias úteis. Após o prazo, você pode acionar o Banco Central do Brasil. “Caso o banco não resolva ou responda no prazo, registre uma reclamação no Banco Central ou na Ouvidoria da instituição”, explica Antonielle Freitas.
2. Registre um boletim de ocorrência
O próximo passo envolve registrar um boletim de ocorrência — veja o passo a passo para fazer isso pela internet. É importante trazer o máximo de informações disponíveis no documento e trazer todos os detalhes sobre o ocorrido.
Além de ser usado para investigações, o BO é um documento oficial para identificar o golpe. A advogada comenta que o boletim é importante para formalizar o ocorrido e ter respaldo jurídico.
BO é importante para registrar o ocorrido (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech
3. Acione o Procon
Quando um produto não é entregue e o vendedor não resolve o problema, a alternativa é enviar uma reclamação formal ao Procon de seu estado. O órgão ajuda a mediar a situação e exige respostas da empresa.
4. Documente tudo o que você conseguir
Ser vítima de um golpe é algo estressante, principalmente pelo prejuízo financeiro, mas o melhor caminho para resolver o problema envolve juntar a maior quantidade de evidências. Tire prints do pedido e da conversa com o vendedor, guarde comprovantes e protocolos de atendimentos, salve uma cópia do BO e converse com possíveis testemunhas.
Todas as informações podem ser usadas a seu favor em futuras investigações ou análises do banco.
5. Bloqueie o cartão (em caso de clonagem)
Após um golpe de clonagem de cartão, a vítima precisa bloquear o acesso ao meio de pagamento junto ao banco. Antonielle Freitas ainda traz duas dicas adicionais para reforçar a segurança: “Acompanhe faturas e extratos com frequência para identificar qualquer atividade suspeita, ative notificações em tempo real para detectar fraudes rapidamente e use autenticação em dois fatores nos aplicativos bancários”.
Como recuperar dinheiro de golpes feitos por Pix
O Banco Central tem o Mecanismo Especial de Devolução (MED) como forma de recuperar o dinheiro de golpes feitos pelo Pix. A vítima pode entrar em contato com a instituição financeira em até 80 dias após a transferência — veja o passo a passo para usá-lo.
Quais são os principais golpes do Pix?
As principais fraudes que envolvem o Pix são:
Clonagem de WhatsApp: simular a identidade de outra pessoa no WhatsApp e pedir dinheiro;
Contato por falsa central de atendimento de banco: simular uma falsa central de atendimento do banco e pedir uma transferência para confirmar dados;
Golpe de recibo falso: enviar um recibo solicitando o valor de uma transferência que nunca existiu;
Golpe do Pix errado: quando o golpista envia o valor para a vítima e pede a devolução, mas usa outra conta bancária no processo.
Confira dicas para se proteger de cada um desses ataques.
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