Cachalote é baleia? Saiba tudo sobre o maior predador dentado
As baleias-cachalotes são os maiores carnívoros do planeta, com dentes que pesam até um quilo e se alimentando até mesmo de tubarões. Além disso, possuem um biossonar, que é um mecanismo para localizar objetos e calcular distâncias por meio de ondas sonoras.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Veja 7 curiosidades sobre a Baleia Azul, o maior mamífero do mundo Qual é o animal com mais dentes no mundo?
Essa espécie faz parte de uma subordem, na qual também estão os golfinhos e os botos. Quem explica mais sobre o enorme animal é a bióloga Cássia Praiero, em entrevista ao Canaltech.
O que diferencia os cachalotes das demais espécies?
Segundo Cássia, elas são as maiores baleias dentadas, ou seja, são baleias que possuem dentes, ao invés de barbatanas. Apesar disso, elas não se parecem em nada com os tubarões, pois pertencem à subordem Odontoceti, onde estão também outros grupos como os golfinhos, botos e a baleia-bicuda.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Para se ter uma ideia, estes animais possuem uma cabeça bem grande e quadrangular, medindo cerca de 2,5m. Outra característica peculiar é sobre a sua pele, de aparência rugosa, enquanto as outras baleias possuem uma pele lisa”, diz.
Por que elas possuem dentes?
Isso se deve à dieta do animal, que é baseada essencialmente peixes, inclusive os próprios tubarões, raias e cefalópodes, como lulas e polvos.
De acordo com a bióloga, apesar de também terem dentes, os do tubarão, que é um peixe, não se assemelham aos do cachalote, que é um cetáceo. A bióloga explica que os do tubarão são bem diferentes, pequenos e numerosos.
“Já a dentição dos cachalotes é composta por entre 36 e 60 grandes dentes, sendo em torno de 18-29 dentes de cada lado da mandíbula, com formato de cone e pesando cerca de 1 kg, cada um”, detalha. Inclusive, o nome da baleia traduz essa característica, uma vez que cachalote, no francês antigo, significa “dente grande”.
Como elas se comunicam?
Segundo Cássia, a vocalização se dá como forma de comunicação e identificação entre os indivíduos. “As ondas sonoras emitidas pelos cachalotes (biossonar) vão e voltam, quando encontram algum corpo. Desta forma, elas conseguem obter informações sobre tamanho e distância, textura, compreendendo o que existe a sua volta”, diz.
Sonar é um dispositivo que usa ondas sonoras para detectar objetos subaquáticos. No entanto, alguns animais marinhos possuem essa habilidade. Ao emitirem ondas ultrassônicas, eles conseguem analisar o tempo que elas demoram a voltar. Assim, o eco é interpretado pelo sistema auditivo do animal e se traduz em um dado sobre distância e localização.
Como elas vivem?
Essa é uma espécie oceânica cosmopolita, ou seja, tem ampla distribuição geográfica em todos os oceanos. “Gosta de habitar águas marinhas com mais de mil metros de profundidade e as migrações não são tão regulares como as da maioria das baleias”, explica a bióloga.
Além disso, conseguem mergulhar mais de 3.000m de profundidade em busca de lulas colossais, para se alimentarem, e dormem “de pé”, em posição vertical.
Entre eles, as fêmeas e os filhotes vivem em grupos, enquanto os machos adultos são solitários. A gestação dura em torno de 14 e 18 meses, com um filhote nascido por vez, cuidado e amamentado ao longo de dois anos.
São bastante longevas, vivendo cerca de 70 anos. As fêmeas podem atingir 11 metros e os machos 16. O peso varia entre 16-57 toneladas.
Por que a espécie é considerada vulnerável?
Seu status de conservação atualmente se encontra como “Vulnerável” (VU), pelo fato de terem sido caçadas ao longo de décadas.
Hoje em dia, de acordo com a profissional, os perigos que enfrentam estão relacionados com acidentes ambientais, como ficarem presas em redes de pesca ou colidirem com embarcações. Além disso, devido à poluição dos oceanos, podem ingerir resíduos sólidos e contaminantes.
Leia também:
Branqueamento de corais do Brasil em 2024 foi o pior já registrado Satélite da NASA revela mapa detalhado do fundo do oceano
VÍDEO: Coisas que PERDEMOS em smartphones e não lembramos mais
Leia a matéria no Canaltech.