EconomyFeaturedNewsTop Stories

Brecha permitia uso do Supercharger em carros da Kia, mas já foi corrigida

A Kia havia planejado que seus proprietários tivessem acesso aos Superchargers da Tesla a partir de 15 de janeiro, mas o cronograma foi recentemente adiado.

Inicialmente, alguns proprietários conseguiram contornar o sistema e carregar seus veículos, como o Kia EV6, ao simular que estavam usando um Hyundai, já que ambos os modelos compartilham a mesma plataforma E-GMP.

No entanto, o Electrek informa que essa brecha foi fechada, e agora, ao tentar usar um adaptador de terceiros, o sistema do Supercharger exibe uma mensagem de erro e não permite o carregamento.

Veículos compatíveis com o Supercharger chegando

A Kia e a Hyundai estão em processo de lançar veículos com portas de carregamento no padrão NACS usado no Supercharger, como o Kia EV6 2025.

O modelo deste ano terá compatibilidade direta com os Superchargers da Tesla, sem a necessidade de adaptadores.

A Kia também alertou que o uso de adaptadores de terceiros pode impactar a garantia dos veículos, e que um adaptador oficial da marca estará disponível no final do primeiro trimestre de 2025.

Próximos lançamentos elétricos da Kia já devem trazer o padrão compatível para carregamento no Supercharger – Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock

Leia mais:

Lucid entra para lista de montadoras com acesso aos carregadores Tesla

Tesla está trabalhando em carregador para carros elétricos sem fio

Stellantis irá adotar padrão de recarga da Tesla

Este episódio não é o único erro envolvendo o acesso aos Superchargers.

Em novembro, a Tesla anunciou o acesso para os veículos da Nissan, mas logo ficou claro que o acesso ainda não estava totalmente disponível.

Embora os ajustes estejam em andamento, a expectativa é de que, quando o EV6 tiver acesso oficial, ele ofereça um desempenho de carga superior, como demonstrado pelo Ioniq 5, que já mostrou capacidade de carregamento mais rápida até que carros da Tesla.

A expectativa é que o Kia EV6 também consiga se destacar quando integrado ao Supercharger, atualmente a maior rede de carregamento de veículos elétricos da América do Norte.

Mais veículos elétricos vão aderindo aos carregadores da Tesla – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

O post Brecha permitia uso do Supercharger em carros da Kia, mas já foi corrigida apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box